Fala Que Eu Te Escuto

Um dos assuntos mais quentes da NFL em 2010 trata sobre os tackles ilegais. Na luta para diminuir os contatos na cabeça dentro de campo a NFL enviou uma cartilha para cada uma das 32 franquias, um vídeo explicando quais são os tackles permitidos e criou um grupo que acompanha o cumprimento das severas determinações impostas aos atletas. Quem falhar é multado.

Neste painel estão ex-jogadores da liga, executivos dos clubes e árbitros. Por não ter uma voz ativa na restrita reunião, os atletas em atividade se sentem prejudicados por não poderem opinar sobre as multas que estão sendo distribuídas – e entender melhor o que é uma pancada legal ou ilegal. Troy Polamalu, safety do Pittsburgh Steelers, externou sua visão acerca do argumento de quem está jogando deveria participar das conversas. Não demorou muito e ele levou uma congelada básica do comissário Roger Goodell, que rechaçou a ideia proposta.

Já que não podem falar no tal comitê, eles usam a imprensa. Desta forma a liberdade de expressão entra em cena e é possível ouvir de tudo. O detalhe é que até isso é monitorado e se um jogador multado por um tackle ilegal resolve criticar a punição, o mesmo pode levar outra multa justamente por fazer um comentário julgado intransigente.

Asante Samuel, cornerback do Philadelphia Eagles, é a mais recente vítima da indústria de multas da NFL. Ele terá que pagar à liga 40 mil dólares por um tackle ilegal em cima do WR Derek Hagan do New York Giants no jogo do último domingo. Samuel – O Sarcástico – resolveu usar o humor para comentar sua punição e disse: “Eles não me pagam para fazer um tackle. Agora eles estão me cobrando por fazer um tackle”.

Claro que a preocupação maior é com as constantes pancadas que os atletas da NFL sofrem na cabeça e que podem causar sequelas quando eles chegarem à aposentadoria. Este é o alicerce que a NFL sustenta sua nova política contra os tackles ilegais e a cartilha entregue aos clubes disseca sobre. Veja alguns dos importantes trechos desta carta feita por Goodell:

Nossa principal prioridade é proteger nossos jogadores de desnecessárias contusões. Nos últimos anos, nós enfatizamos a diminuição do contato com a cabeça e pescoço, especialmente quando um jogador indefeso está envolvido. Pra mim é evidente que ações precisam ser promovidas para enfatizar a importância de ensinar técnicas seguras e controladas sobre como jogar dentro das regras. É nosso dever apoiar as regras que temos em vigor para proteger os jogadores.

Outra prioridade nossa é a segurança dos atletas. Sabemos que o football é um jogo agressivo e de contato. Mas com isso vem a obrigação de fazer o que for necessário para proteger os jogadores de desnecessárias lesões causadas por perigosas técnicas daqueles que jogam fora das regras

É função dos treinadores ensinar seus comandados como jogar dentro das regras. Qualquer falha neste sentido é sujeita a punição, tanto para o treinador quanto para o clube em questão


Agora é a vez dos jogadores. Veja algumas das melhores declarações:



Linebacker do New York Jets

“A impressão que eu tenho é que eles querem pegar nosso dinheiro. Queria saber, de verdade, para onde que todo este dinheiro vai. Pra quê tanto alarde? Cada incidente é diferente e deveria ser observado separadamente. Tudo é diferente, cada intenção é diferente e eu não acho que todo cara está sendo maldoso”

***


Linebacker do Chicago Bears

“Estamos falando de football; irá haver fortes pancadas. Não entendo porque eles querem nos suspender e nos multar. Pra mim tudo isso é bobagem. Sabe o que deveriam fazer? Deveriam colocar flags (bandeiras) em todos os jogadores; aí a liga iria se chamar NFFL: National FLAG Football League... É incrível o que estão fazendo”

***


Linebacker do Miami Dolphins

“Se eles continuarem querendo fazer o nosso esporte parecer com um jogo feminino, deveríamos usar rosa durante toda a temporada e não somente no mês de Outubro”

***


Safety do Seattle Seahawks

“Se um filho meu estivesse jogando football nas ligas infantis, com certeza eu o colocaria na equipe ofensiva. Assim quando ele chegar na NFL, os jogadores de ataque não poderão nem ser tocados; pode acreditar”


***



Cornerback do Minnesota Vikings

“Estamos em campo correndo o máximo que nossa capacidade permite tentando parar os jogadores adversários. Quando se atinge certa velocidade, é difícil mirar em uma parte específica do corpo. Não é de propósito que os defensores acertam os atacantes no capacete, é uma coisa que acontece – aliás, é por esta razão que usamos capacetes e protetores bucais, porque sabemos que contatos com a cabeça vão ocorrer”

***


Linebacker do Cleveland Browns

“É engraçado. Vejo eles querendo banir estes hits e suspender e/ou multar os jogadores. Mas estes são exatamente os mesmos lances que são mostrados nos melhores momentos das televisões, que aparecem na NFL Network... tudo para promover o jogo. Eu estou sendo bem claro nas minhas palavras: eles são completamente hipócritas”


***


Defensive End do Tampa Bay Buccaneers

“Eu entendo o que eles estão fazendo, mas eu não me importo. Estão tentando mudar o jeito que devemos fazer os tackles. Então dizem para os running backs correrem devagar e usar pouca força”


(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Jonathan Daniel / Getty Images
© 2 TSN
© 3 Vikings Media
© 4 Bucs Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário