Tom Brady é melhor que Peyton Manning parte 2 – e as similaridades entre o QB dos Patriots e LeBron James


Vimos aqui no grandes ligas a primeira parte.

E essa discussão sobre quem é o melhor quarterback entre Tom Brady e Peyton Manning não existe e é perda de tempo se perder nesse assunto.

Contudo, é importante distinguir a posição que ambos estão na NFL, seja no atual momento ou na história, e entender porque Brady está num patamar bem acima de Manning. O jogo deste próximo domingo (19), Denver Broncos versus New England Patriots - final da Conferência Americana, tem objetivos bem diferentes para ambos os jogadores.

Enquanto Manning briga para se afirmar como um QB no mínimo mediano em playoffs, Brady disputa o topo como melhor QB da história da NFL. Uma derrota afeta muito mais a carreira de Manning do que a de Brady.

Com uma vitória, Brady será o único QB a levar seu time a seis Super Bowls.

Manning precisa vencer para não ficar com um status vergonhoso atrelado ao seu nome. Por quatro vezes um time com ele no comando entrou nos playoffs como cabeça de chave número 1 e foi eliminado jogando em casa.

Elaborar estatísticas que colocam Manning a frente de Brady é manipulação. O que é importante para um QB de alto nível e vencer nos playoffs consistentemente.

Um dado que equipara exatidão com qualidade argumentativa são as chamadas game winning drives. Em toda a carreira, Manning tem 51 drives que resultaram em vitórias; Brady 42. Porém, somente duas de Manning foram no mês de Janeiro; Brady teve seis em Janeiro/Fevereiro, três em Super Bowls.

Em entrevista coletiva nesta semana, Manning usou uma frase elogiosa para cutucar de leve Brady. Ele se colocou em frente aos microfones e disse que “é seguro dizer que Bill Belichick [treinador dos Patriots] vai encerrar a carreira como o melhor treinador da NFL de todos os tempos”. A provocação sutil é dentro da linha de raciocínio idiota de que o sucesso de Brady tem de ser creditado em grande parte a Belichick.

Na verdade, isso deveria ser ao contrário.

Até Belichick encontrar Brady, o treinador conseguiu apenas uma temporada vitoriosa (1994, 11v-5d) em seis temporadas na NFL. Os outros aproveitamentos foram 6v-10d; 7v-9d; 7v-9d; 5v-11d; e 5v-11d.

Brady é hoje o melhor QB da NFL e terminará a carreira como o melhor da história. O incrível e ver fãs do esporte, admiradores do futebol americano, simplesmente discordarem destes fatos, criando factoides insustentáveis para desmerecer um atleta histórico. O mais absurdo de tudo é fazer isso ao invés de aproveitar e desfrutar.

Um ingrediente maligno que sonda Brady é o ciúme, o mesmo que despejam contra LeBron James na NBA. O QB dos Patriots teve de começar de baixo, escolhido no draft na posição de número 199. Entrou numa franquia super instável, com apenas sete aproveitamentos positivos de vitórias e derrotas em 31 anos na NFL

Desde que Brady assumiu o papel de QB em 2001, foram 13 temporadas positivas em... 13 anos.

Assim, hoje os Patriots, segundo a revista Forbes, é a segunda franquia mais valiosa da liga, atrás apenas do Dallas Cowboys, o time da América.

O ciúme à LeBron é por ele ter conseguido suprir e superar todas as expectativas depositadas nele quando ainda era um adolescente jogando basquete de nível escolar. Além disso, colocou uma cidade irrelevante (Cleveland) para o esporte americano na capa dos jornais nacionais e os jogos dos Cavaliers em horário nobre. Deixou a equipe porque não tinha mais nenhum vínculo contratual com a franquia e juntou amigos para morar na praia e ganhar títulos da NBA. Em três temporadas, três finais e dois anéis de campeão.

Cleveland, na primeira temporada sem LeBron, foi a pior equipe da NBA.

LeBron está a caminho de ser o melhor jogador da história da NBA, ultrapassando o posto hoje de Michael Jordan. Para discípulos cegos pela idolatria, essa frase é blasfêmia, contudo não enxergam inúmeras falhas e erros que Jordan cometeu em sua carreira (fora e dentro da quadra), isso porque se alimentam apenas dos vídeos que apresentam os melhores momentos do eterno camisa 23.

Apontam equívocos na carreira e no jogo de LeBron, nesse tempo que qualquer respiração dele é analisada microcosmicamente, é fácil criar teses nesses termos. Porém, não é justo manipulá-los para rotular erroneamente o camisa 6 do Heat.

São tantas as conquistas e feitos de LeBron... São tantas as conquistas e feitos de Brady...

Estamos vendo dois esportistas históricos, os melhores no que fazem concorrendo contra atletas de alto nível. Porém o ciúme, misturado com a inveja, fazem com que alguns escolham o ódio ao invés do amor.

Paciência.

Azar o deles.

(GL)
Escrito por João da Paz

Um comentário:

ultrajoeBR disse...

Concordo que o Brady é um quarterback magnífico, que liderou seu time a 5 super bowls, ganhou 3 e tudo mais....
Porém, Peyton Manning é um gênio. Vale ressaltar que não estou falando isso por causa do resultado do jogo de hoje (Broncos estão no Super Bowl). A NFL é uma liga muito competitiva, logo as estatísticas são muito importantes. Entendo que alguns meçam o quão um jogador é bom pela quantidade de titulos, mas eu não. Não é justo medir a qualidade de um jogador pela quantidade de títulos, ainda mais se tratando de um esporte coletivo. Dan Marino é a prova disso. Ja imaginou se um receptor deixa a bola cair? O que poderia se tornar o passe para touchdown da vitoria no super bowl, pode se tornar um vice-campeonato amargo. Entende onde quero chegar?
Brady e Manning são dois dos melhores quarterbacks que eu já ví, arrisco-me a dizer que estão entre os 5 melhores da história. Para alguns, eles são os melhores da historia.
Todos temos as nossas preferencias, querendo ou não. Sempre vamos torcer para um dos lados e, as vezes, a torcida é completamente sem razão. Eu não sei se esse é o meu caso, mas posso dizer que mesmo torcendo muito pro Manning, não sou cego a ponto de falar que o Brady é ruim. Muito pelo contrário, admiro-o demais. Brady é SENSACIONAL.
Mas o meu franchise quarterback chama-se Peyton Manning. Este senhor é simplesmente o maior gênio da NFL, o mais cerebral de todos. Como eu disse, em esportes coletivos, ainda mais no futebol americano, que conta com tantos jogadores, é muito injusto medir a qualidade de um jogador pelos títulos. Acredito que Manning vá ganhar mais um ou dois Super Bowls, mas isso não mudará nada o que eu acho dele. Ele já provou ser um craque.

parabens pelo blog
espero mais matérias polemicas como esta

grande abraço

Postar um comentário