O punter dos Patriots é o MVP da franquia


Dentro de campo, evidentemente, o melhor jogador do time é o quarterback Tom Brady.

Mas, de acordo com o dono do clube, Robert Kraft, o punter Zoltan Mesko é o jogador mais valioso da franquia e nesta temporada foi reconhecido pelo seu trabalho comunitário ao receber um prêmio dado anualmente ao atleta do New England que mais presta serviços aos moradores de Boston e região. Mesko, pago para aparecer o mínimo possível nas partidas, é destaque entre os fãs do tricolor patriota e caminha ao holofote que o colocou na vitrine nacional.

Há um ano os Patriots estavam no Super Bowl e com uma vitória contra o Baltimore Ravens neste domingo (20) volta a disputar o título da NFL. Ambas as equipes classificadas para o maior evento esportivo da América ganham um momento especial com a imprensa, chamado de Media Day, quando os jogadores ficam à disposição e respondem perguntas – ridículas na maioria das vezes. Mesko teve uma experiência diferente, oportunidade de se apresentar a quem não o conhecia.

Em Boston, e em toda New England, ele é admirado. Veste as cores dos Estados Unidos e pode ser classificado com um produto do propalado “Sonho Americano" - Da Romênia à terra do Tio Sam.

Natural da cidade de Timișoara, ele viajou com seus pais e chegou no estado de Ohio. Tinha 12 anos de idade. Seu pai ganhou o cobiçado green card, visto que confere estadia permanente nos Estados Unidos, sem limitações. O pai largou a profissão de engenheiro mecânico para ganhar um salário mínimo trabalhando de chaveiro. A mãe deixou o cargo de engenheira civil e passou a ser diarista. E Mesko teria a chance de estudar num local mais apropriado que no coração do comunismo romeno.

Entra em cena aquela história: no high school alguém o viu chutando uma bola redonda e o chamou para o time de futebol americano. Quando menos se esperava universidades estavam dispostas a entregar a ele uma bolsa para jogar e estudar. Seus pais não imaginavam isto: conseguir um diploma sem desembolsar um dólar.

E não foram universidades medianas que queriam os serviços da Mesko, a ponto dele escolher para qual iria. Optou simplesmente pela lendária Michigan, tanto no aspecto educacional quanto no programa de football. Sua família ainda não acreditava que ele poderia ter uma graduação sem dívidas bancárias de brinde, como acontece com grande parte dos universitários americanos.

No final do seu ciclo em Michigan, depois de ser capitão do time e estabelecer recordes, Mesko tinha duas formações: um bacharelado em Economia Financeira e Marketing, e um diploma em Administração Esportiva. Entrou no draft da NFL em 2010 por esporte, sem muita expectativa, já que enviou vários currículos para empresas de Boston e New York esperando conseguir uma vaguinha. Eis que na quinta rodada do draft, escolha 150, o New England Patriots pega Mesko – 49 posições acima de quando eles escolheram Tom Brady. E Bill Belichick, então com 10 anos de Patriots, nunca tinha escolhido um punter.

Imediatamente Mesko foi sucesso, principalmente por recordes quebrados na temporada de novato. Acabou virando figura popular dentro do vestiário e os jogadores ofensivos tiravam onda dele dizendo que ficavam feliz por ele ter aparecido pouco em campo, sinal de que o ataque não devolvia a bola frequentemente para o outro time. Os punters da NFL, de modo geral, chutam por volta de 10 vezes durante um jogo; Mesko apenas a metade. Na atual temporada ele chutou mais que 5 em uma única partida: 6 contra os Jets (semana 7). Mesma quantidade atingida nos próximos três jogos somados, chutando 2 vezes em cada uma das partidas (contra Rams, Bills e Colts), sendo essas as menores marcas.


O confronto contra o Saint Louis Rams foi especial, jogo realizado em Wembley, Inglaterra (foto acima). Era seu retorno ao Velho Continente. Na Europa ele saboreou o que experimentou no Super Bowl do ano passado, quando até a emissora CNN deu atenção a ele. A vez agora era da rede pública BBC. Assim sua exposição aumentou. Mas quando a bola oval passou a ser o centro das atenções para valer, Mesko apareceu somente duas vezes... Porém com eficiência, como é de costume. O que o faz ser respeitado entre os membros do elenco. Nesta partida contra os Rams ele anotou um punt de 62 jardas (!!!), segunda melhor marca da carreira.

A melhor? Em dois momentos conseguiu atingir 65 jardas (!!!): uma contra o Miami Dolphins em 2011 e outra em 2010 contra o... Baltimore Ravens.

Os companheiros de ataque vão continuar querendo que seja chamado o mínimo possível, contudo quando for chutar a bola, pedirão que performances desse patamar elite se repitam.

Mesko espera o mesmo. Imagina participar de dois Super Bowls seguidos em três anos de experiência? Lembrando que será a oportunidade dele detalhar um pouco mais sobre esse cativante personagem patriota de 26 anos de idade.

Os torcedores podem observá-lo ao ver a camisa 14 entrando em campo. Ou basta olhar a faixa pendurada atrás da end zone do Gillette Stadium e notar o que nela está escrito: “Celebrate Volunteerism” – Instituição de Caridade da franquia.

E o dono dos Patriots deixou bem claro quem é o homem mais valioso da temporada para a organização.

Em 18 anos, tempo que temos a nossa Instituição, talvez não houve um jogador que tenha contribuído tanto para a comunidade em um período tão curto de tempo” – Robert Kraft


(GL)
Escrito por João da Paz
© 1 por Carmine Jack
© 2 por Mark Fletcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário