Loira e Inteligente

A cor preta esteve presente por muitos dias na vida de Erin Andrews (foto acima), repórter da ESPN. Símbolo de tristeza, exemplificava seu sentimento perante o ataque sofrido por um perverso rapaz que a filmou nua num quarto de hotel. Símbolo de auto-análise, serviu para rever a carreira e olhar o caminho existencial traçado até então. Por forças estimuladas sem sua vontade, teve que se posicionar e decidir como seria seu futuro.

Em Julho de 2009 foram divulgadas estas infelizes imagens na internet (primeiro num blog da Europa, depois nos EUA). Dois anos passaram e links direcionados para o vídeo aparecem no topo das buscas do Google relacionadas a Erin Andrews. No instante que soube da divulgação das imagens, sua mente planejou este atual cenário, assim como visualizou o declínio e término da sua carreira.

Antes dos ESPY´s 2009 (cerimônia de premiação esportiva da emissora), Erin recebeu uma ligação de um amigo seu sobre a invasão de privacidade que sofrera. Não acreditou no início, mas depois foi conferir a verdade. Num bom momento da vida, negociando a participação no “Dancing With The Stars” (mãe do “Dança dos Famosos”), ela ficou sem chão, não sabia o que fazer. Pior, os vulgares suspeitos que duvidam da sua capacidade jornalística, acreditando que o espaço de destaque conseguido veio através da beleza, insinuaram que a própria Erin tinha vazado o vídeo para gerar publicidade/atenção.

É, o sensacionalismo chegou a esse ponto.

A investigação policial encontrou o cara que cometeu a barbárie e a justiça o condenou à prisão. Antes de entrar no cárcere Erin encarou o criminoso frente a frente e deixou aflorar a revolta dizendo a ele que logo a pena será cumprida e a liberdade novamente desfrutada, porém o vídeo está aí, não deve desaparecer e Erin terá que explicar para seus filhos o que aconteceu...

Optar por continuar a trabalhar foi a melhor escolha, a mais sábia. A distração proveniente das arquibancadas de fãs inconsequentes deveria ser ignorada. Isso foi feito. O carro chefe da cobertura esportiva de Andrews é o football universitário (NCAA) e treinadores, jogadores e muitas pessoas envolvidas a apoiaram nessa decisão, dando força e ânimo para seguir em frente.

Contudo o vídeo está aí... Aconselhada por advogados, Erin tenta no judiciário assumir os direitos autorais (de imagem) do vídeo e, se assim conseguir, poderá por lei impedir que qualquer mídia o reproduza, com ameaça de processo e multa.

Esta é atual batalha que enfrenta na área pessoal. No profissional sua concentração está para abertura da temporada 2011 do football universitário que começa hoje. Conhecida pelo seu trabalho na linha lateral de campo, desde o ano passado Erin participa do “College Game Day”, prestigiado e tradicional programa da ESPN. Esta promoção é uma autenticação da qualidade do seu trabalho.


A beleza ajuda a atrair audiência? Claro que sim, entretanto há mais que isso, algo que Erin precisa provar a cada dia. Muitos diminuem a importância desta “repórter-bonita-da-linha-lateral-que-irrita-o-treinador-com-duas-perguntas-antes-do-intervalo”, mas existe sim valor neste trabalho. Erin gosta de citar um exemplo ocorrido em 2007.

O favorito para vencer o Heisman (troféu entregue ao melhor jogador de football da NCAA) era o quarterback Dennis Dixon da Universidade Oregon, favorita ao título daquele campeonato. Num jogo no qual ela estava trabalhando, Dixon estoura o joelho em uma jogada. As câmeras nâo flagraram, os narradores não viram, mas Erin estava do lado do jogador e do médico e percebeu o semblante abatido de ambos. O preparador físico começou a chorar, ela ouviu a conversa e entrou no ar dizendo: “A temporada acabou para Dixon”. Uma notícia de extrema relevância que só alguém por perto poderia perceber, entender e reportar.

O sucesso de Erin Andrews extrapola qualquer limite criado. A facilidade que ela tem em conseguir informações é notória e treinadores que não lidam bem com a imprensa têm facilidade em falar com ela. Formada na Universidade Florida, o aprendizado até chegar a este patamar foi grande. Começou como repórter da rede de TV que transmitia os jogos do Tampa Bay Lightning (NHL). O problema é que ela não conhecia nada da liga muito menos do esporte e do time. Estudou, aprendeu como funcionava e se adaptou bem ao estranho ambiente de trabalho. Ela traz consigo lições daquele tempo que contribuem para a excelente jornalista que é hoje.

A ESPN sabe do tesouro que tem em mãos e a expõe bastante. Isto quebra mais barreiras, a colocando como VIP no “clube do bolinha”. A mais recente empreitada foi o convite da Reebok para protagonizar uma campanha de marketing do tênis ZigTech. Única mulher e única “não atleta” do cast que conta com Chad Ochocinco, Peyton Manning, Sidney Crosby, John Wall, entre outros.


Voz presente no jogo da EA Sports, NCAA football, Erin tem estabelecida sua posição no mundo dos fãs de esporte. É um conjunto de experiências que moldaram esta magnífica jornalista que superou pedras jogadas no caminho e as usou como calço para alcançar posições mais altas.

Dizem que a cor preta remove obstáculos. Dizem também que a cor preta ajuda nas eliminações de incômodos sentimentos. Alguns afirmam que a cor preta é capaz de transformar tristeza em alegria. Usada como luto, a cor preta auxiliou Erin Andrews a crescer e ser mais forte que o problema surgido na sua frente há dois anos. Uma lúcida observação dos próprios pensamentos para não errar, não estacionar e continuar firme na caminhada. O uso do intelecto mais uma vez lhe trouxe benefícios.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Mark Wilson / Getty images
© 2 ABC Media
© 3 Reebok Media


Um comentário:

Nathan Henrique , Ouro Fino , MG disse...

Cade o vídeo ? kkk

Parabéns pelo seu blog , leio todas as matérias que escreve apesar de algumas eu ficar voando e não entendendo , sou novo ainda no ramo da NBA, NFL e MLB, já que não escreve sobre a NHL kkk.

Mais Parabéns mesmo, João da Paz,

Postar um comentário