Três anos do Grandes Ligas - a mídia brasileira e os esportes americanos


Com um texto falando sobre as chances de alguns times da NBA de chegar à pós-temporada 2008-09, o Grandes Ligas entrou no ar falando sobre “A luta por vagas nos playoffs” em 04 de Março de 2009. Passaram meses, anos e este é o artigo de número 354 que é publicado.

Minha infância se misturou com os esportes americanos: assistia jogos de soccer do São Paulo (de Raí) usando uma camisa do Brooklyn Dodgers, acompanhava os programas esportivos da TV colando figurinhas do álbum da NBA, colecionava times de botão (permanecem intactos e guardados – 63 times) e juntava cards, revistas, reportagens de jornais, fitas VHS de jogos... enfim, tudo relacionado aos esportes americanos.

Alguém aí deve se lembrar: na metade de 2011 estava assistindo um jogo da MLB e ligado em outros tantos assuntos relacionados às grandes ligas... e parei. Me emocionei e postei no Twitter o quanto amo os esportes americanos. Mesma emoção que sentia ao me preparar para assistir aqueles jogos da NBA de sexta à noite na Band – e o NBA Action no sábado à tarde.

Minha resposta para a pergunta básica “O que você quer ser quando crescer?” era fácil: jornalista esportivo. E mais, de esportes americanos. Conforme a adolescência chegava, aumentava a percepção que tais competições eram depreciadas pela imprensa brasileira.

Até o Lance! aparecer em 1997.

Uma coluna na edição de quarta surgiu, assinada por Marcelo Barreto (hoje no SporTV) chamada de “Made in USA”. Nome funcional, mas não original. Era uma presença fundamental para informações/opiniões sobre as grandes ligas. Mas começou como página inteira, depois metade, depois coluna...

Jogos ao vivo são espaços consideráveis dos esportes americanos na TV (aberta ou por assinatura)? Sim. Porém o importante é a cobertura e esta não existe hoje na mídia brasileira.

Quando destaco que não existe, ressalto que não é algo de qualidade. Quer dizer, notícias saem por aí, um acontecimento especial também, contudo a cobertura como deve ser de fato feita é irrisória pra dizer que existe.

Nunca me esqueço de um Bate-Bola, programa chave da ESPN Brasil, no qual o apresentador João Carlos Albuquerque teve de apresentar um take de uns jogos da NHL – melhores momentos – e disse pra todos ouvirem: “Deixa isto pra lá! Quem se importa com estes jogos?”. É a visão de uma pessoa, que tem suas razões para tê-la, embora mostre como a própria emissora trata este produto, esmagado nos minutos finais.

A ESPN Brasil é a mais falha de todas as organizações, justamente por possuir espaço, profissionais e material para fazer uma verdadeira cobertura dos esportes americanos. Na grade atual há o programa semanal “The Book is on the Table”. Fora o nome ridículo (cômico), serve como caridade para os fãs das grandes ligas. Não funciona para acrescentar nada de novo, tão pouco é original. Mas, ao menos, tá lá. Algum telespectador absorve algo de importante ali. Só que, na perspectiva mais importante, não serve para acrescentar nada de grande valor.

Pronto. Acaba aqui o que podemos chamar de “espaço dos esportes americanos na grande mídia brasileira”. Lembrando que não estão sendo citadas reportagens de jogos do tipo “Time X venceu o time Y”, ou jogos transmitidos ao vivo.

A caçula Esporte Interativo teve um tal de “Doctor´s alguma coisa”. Programa com um ótimo apresentador (Luan Knaya) que conhece do assunto made in usa, mas transmiti-lo às 16h do domingo...

[...]

Sem dúvida, a internet abriu espaço para que algo mais sustentável fosse feito em relação aos esportes americanos, seja por amadores ou profissionais. Isto porque não há necessidade de ser mídia dominante para estar online. A saudável possibilidade de falar sobre o que bem entender criou uma liberdade ótima. Existem os lixos e trabalhos chulos, mas quem faz com qualidade mantém o serviço por um bom tempo.

O Grandes Ligas nasceu nesta toada, entretanto trazia um pouco daquilo que eu pensava na infância: opinião sobre esportes americanos feita por brasileiros. Tantos jornalistas comentando daqui os campeonatos de futebol da Itália, Espanha, Inglaterra, França.... Por que não fazer o mesmo com a NBA, MLB, NFL e NCAA?

Você já notou que falam que quem cobre os esportes americanos copia tudo da mídia americana, mas não dizem que quem cobre os campeonatos europeus de futebol faz o mesmo com a mídia de lá?

[...]

Quer dizer, quase de forma literal, o recém criado “melhor site sobre esportes americanos em português” (que mudou o prepotente slogan para "notícias, análises e histórias dos esportes americanos"), copia notícias sim da imprensa dos Estados Unidos. O que pode ser baseado no que editorias de certas redações fazem ao usar matérias de agências internacionais (como a AP e Reuters). É uma linha de trabalho válida, mas também não acrescenta valor.

Sempre senti falta de opinião, de alguém explicar um ponto de vista sobre os assuntos do momento – como observamos na imprensa futebolística brasileira. Não interessa se é certo ou errado, interessa é que uma ideia está exposta para ser debatida, questionada.

Procuro fazer isto, junto com um trabalho de mostrar os bastidores dos times, histórias dos jogadores, etc. Compartilhar um pouco do meu conhecimento com um público difícil de lidar, mas que merece só o melhor.

Procuro fazer isto, escrever algo de qualidade, por mais que você discorde - ou não. O essencial é ser diferente sem inventar muito, simplesmente cumprir a função de cobrir as grandes ligas como acredito que deve ser feito.

Dos 354 textos existem diversos equívocos, inúmeros acertos. Isto dito pelos mais diversos comentários, partindo de fãs veteranos ou novatos. Escrever para camadas diferentes de admiradores das grandes ligas é um gostoso desafio. Um texto mais simples pode ser taxado de inútil pelo veterano, mas fundamental para o novato. Um texto mais complexo pode ser taxado inútil pelo novato, mas fundamental para o veterano. Nesta linha caminho e, até agora, tudo tem ocorrido bem.

Vou exagerar e usar uma comparação esdrúxula: artistas e esportistas dizem que quando perdem o frio na barriga antes de uma atuação, acabou a vontade de fazer o que tanto gostam. Eu, toda vez que produzo/escrevo um artigo, tenho esta sensação de gelar. Quero sempre que o meu melhor seja entregue e que você leitor chegue na minha assinatura satisfeito com a arte final. Aí entra o momento de criticar.

A razão do Grandes Ligas permanecer forte e numa crescente contínua é você leitor. Poderia estender, mas paro por aqui e peço a sua ajuda. Chegou a hora de contar um pouco dos bastidores e curiosidades destes 354 artigos. Quero compartilhar com vocês como eles foram realizados, porque tal tema foi abordado e coisas do tipo.

Qual texto você que saber mais um pouco? Qual artigo mais lhe chamou atenção? Respondam estas perguntas por onde preferir (Caixa de comentários, Twitter, Facebook, e-mail...). Nos próximos dias este especial será postado.

Será o texto número 355.

E contando...



(GL)
Escrito por João da Paz

5 comentários:

Gustavo Araujo disse...

Parabéns pelos 3 anos do blog.

Nem sempre concordo com suas opiniões (quase nunca na verdade hehe), mas elas sempre acrescentam algo e são bem embasadas.

O texto que mais me chamou atenção foi o sobre Jash Hamilton, já conhecia a história mas achei ele muito bem escrito.

thiago disse...

Parabens Joao pelos 3 anos e por excelentes textos!!!! espero q vc continue com ótimas pautas por muitos anos o texto q eu tenho curiosidade é o escudo,os piratas e a espada Ice cube e os raiders

Danilo Lopergolo disse...

Parabéns João!

Não costumo comentar os posts, mas leio sempre e volto praticamente todo dia buscando novos posts. Como você disse, já concordei, já discordei das opiniões, porém o mais importante é ter o texto de qualidade, feito por quem parece entender do que fala.

Mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Confesso que discordo de algumas opiniões suas, mas gosto do que você escreve, principalmente pelas histórias dos atletas. A postagem que eu mais gostei, foi a relação das TVs americanas e a NFL, ótimas informações sobre as transmissões da liga.

Ps: Sobre a ESPN Brasil, alguns jornalistas da emissora ainda tratam os esportes americanos com desdém, mas o canal abre muito espaço para as transmissões das partidas e nelas, muitas informações são absorvidas pelo telespectador. Acredito que a TV aberta, ridiculariza ainda mais as grandes ligas do que a ESPN Brasil e outras emissoras de TV a cabo.

Parabéns pelo blog. Abs.

Wagner Santos (RJ).
E-mail: wagnerspurs@gmail.com

Leonardo Lopes disse...

Parabéns pela data. Com sua qualidade na escrita e os assuntos sempre bem selecionados e embasados, muitos outras celebrações virão.

É verdade que os esportes americanos têm pouco espaço na mídia brasileira. Mas aos poucos com bons trabalhos na internet, como o seu blog e o do Sormani, e com a repercussão imediata que as transmissões vem conquistando no twitter a situação tende a melhorar.

Postar um comentário