Mais um jogo da NFL em Londres. Quem sabe depois um Super Bowl; uma franquia com sede lá...


Pelo quinto ano consecutivo, o estádio Wembley sediará um jogo da temporada regular da NFL. Os felizardos da vez são Tampa Bay Buccaneers e Chicago Bears na partida classificada de International Series (tr. Série Internacional), que apesar de ter este nome é concentrada na Inglaterra. Evento integrante do plano da NFL em realizar um Super Bowl e implantar uma franquia na pátria mãe dos Estados Unidos.

Esquece a falida e finada NFL Europa; puro fracasso. Agora a liga, liderada por Roger Goodell, comissário, está mais aplicada em desenvolver o futebol americano no velho continente e na recente reunião entre os 32 donos de franquias foi decidido que os jogos de temporada regular vão continuar na Inglaterra até 2016, com o objetivo de realizar mais que um encontro por campeonato.

Isto porque há um bom mercado consumidor. Desde 2006, os números da NFL na Inglaterra só crescem. No primeiro jogo tinham um patrocinador, hoje são 10; a audiência na TV aumentou 91% neste período – a do Super Bowl aumentou 74%. A liga divulga um dado que é duvidoso por partir dela própria, porém serve como defesa desta investida: ela diz que existem no Reino Unido 11 milhões de pessoas que assistem regularmente futebol americano e que 2 milhões destes são fãs assíduos.

Porém, uma das metas traçadas como sinal claro de estabilização da NFL entre os ingleses (ainda) não foi alcançada: estar entre os cinco esportes populares. Uma lista difícil de entrar, composta pelo futebol, golfe, tênis, críquete e rugby. Aumentar a quantidade de jogos visa aprimorar o atual status da NFL.


Serve também como parte integrante do estudo em andamento sobre a potencialidade de Londres ser sede de uma franquia da NFL. Isto é comentado frequentemente entre os diretores e executivos da liga, que entendem o momento e enxergam com bons olhos o interesse de franquias em se mudar pra lá (a saber: Jaguars e Buccaneers), mas é preciso fazer mais avaliações para dar início numa aventura que dê certo e não repetir o erro da NFL Europa.

Goodell quer que os dois jogos em Londres sejam colocados na tabela a partir de 2012 – é bem provável que isto aconteça. Assim serão observados detalhes: os londrinos vão para os dois jogos com a mesma paixão? A mídia local vai cobrir os confrontos com a mesma ênfase e igual entusiasmo?

O chefão da NFL entende que para isto acontecer é importante repetir uma visita de um clube e perceber a identificação dos fãs com este time. Uma ocasião do destino fez com que isso acontecesse nesta temporada.

A negociação para resolver o lockout impediu um planejamento padrão para a Série Internacional 2011. Contudo, na divulgação da tabela apareceu “Estádio Wembley” como mando de campo de uma das partidas dos Buccaneers, uma semana antes do comum em anos anteriores. Segunda vez que o time de Tampa vai para Londres – na última perdeu para o New England Patriots em 2009, 35 a 7.

Não foi imputado como desculpa, mas a viagem que os Bucs fizeram há dois anos influenciou na parte física dos seus atletas. Encararam a semana do jogo dentro dos padrões normais, viajando para Londres na sexta – como se estivessem indo para a costa oeste americana (Tampa fica na costa leste). O esquema sofreu alterações neste ano e saíram dos EUA na segunda, com folga para os jogadores na terça e quatro dias de treinamentos e reuniões no solo inglês. Logística teste que faz a NFL projetar como se comportará uma franquia com sede na Inglaterra, como será as viagens para os EUA e como os visitantes viajarão.

Nos eventos pré-jogo, que começa sexta (21), a prova é sentir de perto como os torcedores estão interagindo com o futebol americano. São inúmeras atividades e entre elas estão: exibição de “Jerry Maguire – A Grande Virada” (dia 21) com a presença de Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar de 1997, ator coadjuvante, pelo papel de Rod Tidwell no filme; no sábado festa típica de universidades e high schools chamada de “Rally” na Trafalgar Square, praça central de Londres, com a presença de bandas, cantores (as), cheerleaders do Tampa Bay Buccaneers (os Bears não têm animadoras) e dos ex-jogadores Marshall Faulk, Jerome Bettis, Richard Dent, Otis Wilson, Brad Johnson e Jimie Giles; no domingo será promovido o tradicional churrasco no estacionamento, evento super popular nos estádios dos EUA e que terá a versão inglesa em Wembley.


A partida deste domingo colocará mais dados nas planilhas de estudos da NFL, que põe em prática a vontade de se estabilizar na Inglaterra, mais precisamente em Londres. Bem melhor do que tentar atingir toda a Europa e não conseguir vínculo forte e consistente com nenhum país, nenhuma cidade. Londres foi escolhida pela NFL como teste, tem dado certo e a liga acredita que a capital está pronta para receber dois jogos por ano. O próximo estágio é mais ousado.

Londres concorreu para ser sede do Super Bowl em 2014, perdeu. Em 2015 houve abstinência e em 2016 pode ser uma das candidatas. Ano no qual finaliza o acordo fechado nesta temporada e que pode encerrar com glamour, alcançando ambos os desejos concebidos.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Ilustração por NFL Media
© 2 Elsa / Getty Images
© 3 Sean Ray / NFL Media

Um comentário:

alvarobazana disse...

interessante iria ser o Raiders ou algum time da costa oeste fazer a volta ao mundo praticamente em 2 semanas

Postar um comentário