Trágico! (na voz do Senhor Omar)

Em “Everybody Hates My Man” (4ᵃ temporada, episódio 5), da seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, Julius, pai do Chris, passa a ter um terceiro emprego ao trabalhar para funerária dos Senhor Omar. Sua função: carregar cadáveres. Nestas idas e vindas ele passa a admirar mais a vida, a sorrir mais e apreciar as coisas boas. Este comportamento estranho tem explicação.

Julius conta a todos que está ao seu redor o quanto que num piscar de olhos tudo pode acabar. Cita exemplos de acidentes bizarros que vê no seu novo cotidiano: um banheiro pode cair do céu e te esmagar; a porta do ônibus pode fechar no seu pescoço e te estrangular; um lagarto venenoso pode escapar do zoológico e te pegar; você pode cair de uma ponte e se afogar; você pode cair em frente de um cortador de grama e ser cortado; você pode comer uma salada de repolho estragado, pegar uma diarréia e morrer desidratado...

Estes esdrúxulos acontecimentos têm certo tom de exagero, porém os jogadores da MLB, principal liga de beisebol do mundo, são especialistas em se machucar de modo tão estranho que é totalmente razoável achar que é obra de um roteiro hollywoodiano; mas não é. Vamos começar com uma lesão sofrida por um jogador que chegou como principal estrela num time para a temporada 2011 e se contundiu praticando outro esporte.

Zack Greinke


O vencedor do Cy Young 2009 jogando pelo Kansas City Royals chegou no Milwaukee Brewers como peça principal na rotação. Greinke, em meio a pré-temporada, resolveu aproveitar seu dia de folga praticando uma atividade extra. Na brincadeira ele fraturou a costela no lado esquerdo das costas e o diagnóstico foi grave. Começou a temporada no departamento médico, tudo porque se machucou ao pegar um rebote num jogo de basquete.

Joel Zumaya

O lazer pode causar graves lesões em momentos importantes da temporada. O risco é maior quando você está jogando Guitar Hero, violento o bastante para acabar com seu controle do PlayStation. Os bruscos movimentos com os nove botões causaram problemas para o então arremessador do Detroit Tigers. A luxação no seu antebraço por jogar muito Guitar Hero o tirou da decisão da Liga Americana de 2006; embora tenha conseguido se recuperar para atuar na World Series do mesmo ano.

Adam Eaton

Em 2001, o arremessador do San Diego Padres enfrentou um problema comum que qualquer ser humano já teve que lidar: a estratégica arte de tirar o plástico protetor das caixinhas de DVD. Eaton apenas queria assistir tranquilo os filmes “Um Maluco no Golfe” e “Cortina de Fogo”. A fúria foi crescendo por não ter sucesso em rasgar o plástico com o dedo, com a unha, com os dentes... Então ele resolveu pegar uma faca e rompeu a intransponível barreira! – mas cortou seu estômago e abriu uma ferida de um centímetro de profundidade.

Brandon Inge


O terceira base dos Tigers foi honesto ao comentar sua estranha contusão ocorrida em 2008. Um músculo dolorido o colocou no departamento médico e um simples ajuste de travesseiros lhe causou a lesão. Inge disse que estava arrumando a cama para seu filho de três anos quando de repente sentiu fortes dores e ficou paralisado por alguns instantes. Ele foi verdadeiro e explicou a real causa e não inventou (bem que podia, né?). Cabia nesta história uma briga com alguém, um mau jeito ao levantar uns pesos na academia...

Geoff Blum

Depois da partida do seu time, Houston Astros, contra os Padres em 2010, o infielder Geoff Blum foi para o vestiário e entrou na sua rotina pós-jogo. O atleta trocou de roupa e na hora de vestir sua camisa machucou o cotovelo. Blum sentiu um estalo ao esticar o braço e logo foi contar para o médico do clube. O resultado dos exames mostrou que Blum já tinha problemas nos ossos do braço e o ”ríspido” movimento que se faz ao vestir uma camisa agravou-o.

Clint Barnes

A promissora temporada de 2005 estava pronta para ser brilhante. Barnes era então um dos candidatos a novato do ano na Liga Nacional pelo Colorado Rockies. Só que no meio do caminho havia uma escada (e do lado um elevador). Cansado de esperar, Barnes resolveu subir para seu apartamento enfrentando degrau por degrau. Porém ele não estava sozinho, no seu ombro tinha um grande pedaço de carne (resultado de uma caçada). Na rota até o quarto andar ele escorregou e caiu, machucando o ombro esquerdo. A lesão tirou todas as possibilidades de uma boa campanha individual e Barnes terminou em oitavo na votação de novato do ano na LN.

John Smoltz


Em 1990 não tínhamos adentrado na era da informação, mas coisas básicas sabíamos fazer (como passar roupa com ferro elétrico somente na tábua apropriada). Bem, por qualquer que seja o motivo, Smoltz não fez o óbvio e resolveu passar ferro na sua camisa enquanto ainda estava usando-a. A queimadura ocorreu (evidente), mas o arremessado vencedor do Cy Young de 1996 não admitiu que a marca em seu corpo foi consequência do uso incorreto do letal eletrodoméstico.

Vince Coleman

O diamond, parte interna do campo de beisebol, é coberta sempre que uma partida é interrompida pela chuva. Aí aparecem pessoas do staff para pegar uma lona e, na maior velocidade possível, cobrem o infield. Na decisão da Liga Nacional de 1985, o left field Vince Coleman do Saint Louis Cardinals foi surpreendido pela tal lona no Busch Stadium e machucou uma de suas pernas. A lesão foi tão grave que ficou de fora do restante da pós-temporada, inclusive da World Series que foi vencida pelos Royals. Coleman, naquele ano, foi eleito por unanimidade o novato da temporada na LN.

Steve Sparks

Antes de iniciar sua primeira temporada na MLB, Sparks mostrava um interesse enorme em aprender as novidades tentando se preparar adequadamente para a grande estreia. Na pré-temporada de 1994, os Brewers promoveram uma palestra motivacional com o objetivo de animar o elenco e criar um desejo de conquista em cada um. Sparks ficou intrigado com algo que viu no palco (o palestrante rasgar uma lista telefônica no meio). Ele tentou fazer o mesmo em casa e algo trágico aconteceu: deslocou o ombro. Assim perdeu todo campeonato e seu primeiro jogo na liga só veio ocorrer em 1995.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Jonathan Ferrey / Getty Images
© 2 Al Messerschmidt / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário