Derrick Rose MVP da NBA é um Produto da Mídia


Toda temporada surge o mesmo assunto dissecando o que significa o prêmio de MVP da associação. Um dos argumentos defende a ideia que o troféu deve ser entregue ao melhor jogador, outro indica que quem merece levar é o jogador mais importante para sua equipe, ainda há o que defende a honraria ao jogador mais valioso para a liga.

Seja qual for a tese, Derrick Rose, armador do Chicago Bulls, não merece ser o MVP do campeonato 2010-11 – porém a imprensa já o escolheu e não existe muita coisa que possa ser feita para reverter este quadro.

Rose apareceu como possível vencedor do MVP no começo de 2011 quando não havia um forte candidato na disputa. A evolução dos números dele ao comparar com os outros anos de sua carreira e a boa campanha dos Bulls favoreceram sua posição no topo. Após um breve tempo LeBron James, ala do Miami Heat, começou a atuar no mesmo nível que lhe rendeu os dois últimos prêmios de MVP e uma disputa foi criada. Porém sem muito favorecimento ao atual detentor.

A cada rodada Rose ganhou mais destaques na imprensa valorizando suas ótimas performances e exaltando seu estilo de jogo decisivo. LeBron ficava rotulado com “mais do mesmo”, contudo isso é suficiente para colocá-lo a frente de Rose. Vale ressaltar que é notório o desprezo que membros da mídia tem do LeBron e são poucos que o defendem. Estar nesse lado da força não é atrativo, assim a campanha do armador do Chicago ganha mais adeptos.

No começo deste mês tudo se definiu. Inúmeras reportagens e análises eram publicadas diariamente exaltando Rose e o que “ele fez” com os Bulls. Assim que Michael Jordan, maior atleta da história da associação, afirmou (em 09/03) que Rose merecia ganhar o MVP desta temporada, tal declaração foi como um decreto de um rei.

O favorecimento a Rose é claro e aberto, mas com poucos fundamentos sustentáveis. Deixando LeBron para o final, vamos compará-lo a outro jogador: Russell Westbrook, armador do Oklahoma City Thunder – estatísticas até 29/03, em azul Westbrook e em vermelho Rose.


Westbrook joga, em média, dois minutos a menos por jogo (35 x 37.5); marca menos pontos (22.2 x 25), mas tem melhor aproveitamento em arremessos de quadra (44.5% x 44%), em arremessos de três (35.2% x 32.9%) e vai mais à linha de lance livre (7.8 x 6.7). Westbrook pega mais rebotes (4.6 x 4.2) tem mais assistências (8.3 x 7.9) e mais roubos de bola (1.8 x 1.1).

A similaridade dos números de ambos é muito grande para ser ignorada, embora Westbrook nem perto passa da discussão “MVP”. Só isso desmorona afirmações do tipo “Rose é o incontestável MVP desta temporada” ou “Se o prêmio não for entregue a Rose será um uma injustiça”.

Não e Não.

O bom retrospecto dos Bulls não tem nada relacionado as atuações de Rose e não serve como defesa para sua candidatura ao MVP. Chicago é o líder da Conferência Leste por um motivo: Tom Thibodeau, treinador que veio do Boston Celtics e reformulou a defesa tricolor, que no ano passado foi a 13ᵃ da liga cedendo 99.1 PPJ e hoje é a 2ᵃ melhor cedendo 91.2 PPJ. O ataque continua fraco e os 98.3 PPJ (20ᵒ da liga) são suficientes para ficar atrás de times como Los Angeles Clippers, Sacramento Kings, Toronto Raptors, Minnesota Timberwolves... (clubes que nem nos playoffs vão estar). Como uma equipe que produz tão pouco pode gerar um MVP?

E quando LeBron James é citado no debate, tudo se resolve e outro argumento cai por terra. Dizem: “Como ficaria os Bulls sem Rose?” Respondo: sem muitos problemas.

Aí pergunto: “Como ficaria o Heat sem LeBron?” Respondo: bastante encrencado.


Eis um dado importante: Miami jogou duas partidas sem Dwyane Wade e Chris Bosh juntos em quadra e com LeBron atuando; venceu os dois jogos. Miami jogou duas partidas sem Lebron atuando e com Dwyane Wade e Chris Bosh juntos em quadra; perdeu os dois. Nesta última ocasião, em Janeiro deste ano, LeBron ficou fora por uma lesão no tornozelo. A volta foi contra o Atlanta Hawks e assim foi a performance dele – 34 pontos, 10 rebotes e 7 assistências (vitória do Heat).

Comparar os números de LeBron com Rose não dá, pois tudo favorece o ala do Miami (a não ser a média de assistências por jogo). Para obter a exata noção do ótimo campeonato que LeBron está fazendo, veja os números – média por partida – desta temporada até 29/03 (em negrito) com os da temporada passada (itálico):

Minutos: 38.5 x 39 – Pontos: 26.5 x 29.7 – Arremessos de Quadra: 50.5% x 50.3% - Arremessos de três: 33.5% x 33.3% - Rebotes: 7.5 x 7.3 – Assistências: 6.8 x 8.6 – Roubos de bola: 1.4 x 1.6

A média de pontos caiu porque ele está arremessando menos (18.6 x 20.1); perceba que seu aproveitamento nos arremessos é quase igual. Num esquema de jogo diferente no qual fica menos com a bola e a responsabilidade no ataque é divida com Wade, LeBron fica mais solto e sem obrigação de ser o único criador de jogadas. Além de se adaptar bem ao time de estrelas, manteve sua ótima produtividade.

O melhor jogador da temporada 2010-11 é LeBron James. O jogador mais valioso para sua equipe é LeBron James. O jogador mais valioso para a liga é LeBron James. Contudo a imprensa, que de fato escolhe numa votação a quem será entregue o troféu de MVP, já tem seu candidato que se chama Derrick Rose.

E Russel Westbrook, com uma temporada tão eficiente e produtiva quanto a do camisa número 1 dos Bulls, nem menção honrosa recebe.


(GL)

Escrito por João da Paz

© 1 Arte por 008 Design
© 2 Arte por Rhurst
© 3 Arte por Hoops Design

14 comentários:

Bruno Pulci disse...

se você baseia sua escolha por base nos números, tudo bem. Só acredito que não seja a melhor opção.
OKC tem uma campanha de 48-24 contra 53-22 de Chicago.
O melhor cara do time do Westbrook nem é ele.Nem é pra ele que a bola vai no fim. E você quer que ele ganhe o premio. Se fizesse o post falando do Durant. Até vai. Mas Westbrook? Como ser MVP da liga se não é nem o MVP do próprio time.

Contra Miami Chicago ganhou as 3 partidas. Rose decidiu todas. Fazendo menos pontos que os outros.(LeBron e Wade têm praticamente os mesmos números) porque o time dele defende melhor.E convenhamos, porque fazer tantos pontos se o time toma menos. Chicago tem o melhor aproveitamento de defesa na temporada (menor % de acerto dos adversários em arremessos de quadra).

Se LeBron, Wade, Kobe são melhores que Rose. Não tenho dúvidas. Mas a escolha de MVP, na minha opinião, é mais do que isso. É ver um time que jogou sem um dos seus titulares (Boozer ou Noah) bem mais que a metade da temporada e consegue, pelo menos até agora, o 1o lugar em uma conferencia com Boston, Miami, Orlando, etc. guiados por um cara que está em um ano fantástico. Decisivo.
E você dizer o que seria dos Bulls sem o Rose ficaria com menos problemas do que o Heat sem LeBron.
Wade já foi campeão sem LeBron. Dois jogos são muito pouco pra você basear a importância de um jogador na equipe. Wade levou o Heat pros playoffs 6 vezes de 7 possíveis.
Poderia passar horas discutindo isso por aqui. Mas não é necessário. Você baseia sua opinião em números. eu não. Respeito a sua. Espero que a minha seja respeitada também.
Abraço.

Lucas disse...

Discordo de praticamente tudo!

Estéfano Souza disse...

Então, João: indo pelo seu argumento, LeBron James também é um produto da mídia porque Kevin Durant merecia ganhar o MVP da última temporada, mas não levou. E de forma injusta, diga-se de passagem. O problema do prêmio de MVP da NBA é que ele sempre foi viesado, pois depende da escolha dos jornalistas, que se estiverem direcionados para um só atleta, a escolha será óbvia.

Entretanto, discordo de que o título de MVP para Derrick Rose neste temporada seja (mais) um produto da mídia. Se a defesa do Bulls é forte (e isso se deve ao Thibodeau, que merece ganhar o prêmio de técnico do ano), e é muito forte mesmo, o ataque dos Bulls, mesmo sendo fraco comparado aos melhores times da liga, não seria o mesmo sem o Rose (que melhorou seus números em todos os fundamentos: pontos, rebotes, assistências).

E isso porque Carlos Boozer e Joakin Noah perderam muitos jogos por contusão; então como não falar que o Rose não é mais imprescindível para os Bulls do que LeBron é para o Heat? É claro que há um viés da imprensa norte-americana com relação ao LeBron e sua ida para Miami e o fato de jogar com 2 All-Stars do lado o tira da disputa (apesar das excelentes partidas que vêm fazendo), mas acho que a relação de importância, neste caso, está correta.

Rose pode até não merecer ser o MVP, mas fica na frente de LeBron e do Westbrook (que é ótimo, mas nem é o MVP de seu time) pela disputa sem problema algum. Acho que o único que entra nessa briga pra valer é o Dwight Howard, que domina o garrafão de uma forma absurda e é referência pra seu time, tanto dentro de quadra quanto nas atitudes fora da quadra.

Caio torcedor do Spurs disse...

Concordo em praticamente tudo!
Belissimo artigo, cara! parabens

Bruno Santana disse...

Gostei do artigo ! Na minha opinião o D. Rose é sim o MVP da temporada, mas é claro que a campanha da mídia está iludindo o povo em relação aos outros candidatos. Minha maior discordância é quando vc fala : " Dizem: Como ficaria os Bulls sem Rose? Respondo: sem muitos problemas.". O Rose é a personificação do ataque do Bulls, ele faz de tudo no ataque e foi decisivo em muitos jogos nessa temporada.

Bruno Santana disse...

42% dos pontos do Bulls,são feitos pelo Rose, nenhum outro jogador na NBA domina tanto a pontuação de sua equipe. E ´de acordo com " usage rate" da liga, estatística que é uma estimativa para saber em quantas posses de bola os times usam certo jogador, só o Kobe está à frente de Rose em toda a NBA.

Matheus. disse...

é cara. como são os jornalistas que escolhem o mvp.

é justo dizer que o derrick rose é produto da mídia.

Yuri Benevides disse...

Concordo c/ o bruno, você está baseado em números, e sinceramente essa escolha nunca foi feita atraves deles. nem mesmo nos anos em que lebron foi o MVP.
E vamos ser sinceros, numeros são realmente tudo o que importa?
As vezes me pergunto se essa sua opnião é pelo simples fato de você não gostar do Rose, ou até mesmo do time do Chicago.
Fato é que o Rose não é melhor que Lebron, Kobe ou Wade, mais tem aproveitado melhor as habilidades que lhe foram dadas, e principalmente tem aproveitado melhor a "força" das coras que defende. Rose joga com o coletivo, joga para o Bulls, por gostar de chicago.
Como você mesmo disse em materia deddicada a este rapaz:
"Conseguir atingir a elite da NBA não é fácil - Rose tem só 21 anos (na epoca). Entretanto ele faz por onde para honrar o contrato de US$ 31 milhões/5 anos: luta para tornar o Chicago Bulls competitivo e treina constantemente para aprimorar suas habilidades, usando seus recursos para abençoar sua mãe (tirando ela do perigoso bairro), a franquia e aqueles mais necessitados, tudo usando o dom que Deus lhe deu: jogar basquete.
abraços

Estéfano Souza disse...

Vou dar um exemplo interessante: Kevin Love. A única coisa que o impede de entrar na disputa para o MVP deste ano é o fato de jogar no Minnesota Timberwolves.

Os números dele não mentem (seguindo a linha do João): líder da NBA em rebotes ofensivos, defensivos e rebotes por jogo, e tudo isso jogando em média 2 minutos a menos do que Dwight Howard. Além disso, é top 20 entre os pontuadores (com mais de 20 pontos por jogo) e só perde para LeBron e Dwight na média de pontos+rebotes+assistências por jogo. Isso sem falar na sequência absurda de jogos com double-double que nem Tim Duncan e Shaq no auge chegaram perto de atingir. E lembremos que ele joga no T-Wolves e faz tudo isso! Se ele não é valioso pro seu time na mesma proporção do que LeBron, então não dá pra entender mais nada.

Enfim, minha lista pra MVP, na ordem, é Derrick Rose, LeBron James, Dwight Howard e Kevin Love.

Jarie Finato disse...

Vamos imaginar que D'Rose saiu do time. Jogo empatado ultima posse de bola para o Bulls. Para que vai a bola? Boozer? Deng? Korver? Ficaria muito fácil marcar, Boozer e seu arremesso da entrada do garrafão. Deng e o arremesso um passo a frente à linha de três, Korver arremesso de três, ou inventar algo mágico para o Scalabrine.

Com D’Rose no time vão ter que fechar mais o garrafão para não ter infiltração ou dobrar a marcação nele, sei lá, algo diferente do normal o outro time vai ter que fazer. Porque ele é um jogador um nível mais elevado um “super-saiadim” assim como King James ambos tem potencial indiscutível para decidir um jogo.
Mas minha opinião é que D’Rose faz muito mais falta para o Bulls do que Lebron para Heat. Por isso votaria nele para MVP.

P.S: Sou torcedor do Nuggets.

Abraão disse...

em resposta ao Bruno no 1º comentario...
o Wade tinha o Shaquille com ele e um time bom, o Lebron levou o Cavaliers pros offs sozinho com um time ridiculo, acho q vc esta um pouco equivocado...
Não concordo totalmente, apenas digo o titulo de MVP não pode ser avaliado nem só por numeros nem só por status de imprensa é uma junção de coisas, mas a vida é assim a imprensa precisa de novos nomes vai mudando conforme os anos, fato é que o titulo não é de todo desmerecido, tanto Lebron quanto Rose merecem, sou fão do Lebron então preferiria que ficasse com ele novamente haha

Rafael disse...

o lebron eh o melhor jogador da atualidade, eh so ver o jogo do heat, o drose faz muito la em chicago tbm... mais o lebron eh um fora de série, kra merece ganhar uns 3 titulos ai pra ficar na historia como vencedor

coto disse...

d.wade nao jogou hj e o grande lbj nao conseguiu carregar o time dele nas costas. eae, comofas?

murxibinha disse...

bruno é um fanfarrao e o yuri um baba ovo , o Mvp da liga ,nao deveria ir pra nenhum dos dois , creio que tem jogadores mais importantes , no miami os jogos que assisti o wade jogou muito , mais muito mais que lebron, no spurs ginobili vem jogando muito , mais Duncan ainda é essencial ao time , e no bulls o rose nao seria nada sem a defesa monstro deles ... tem nego ai de times menores que tiram leite de pedra , ahhh e me diz ai kd o howard do orlando , sequer mencionam o cara ...

Sou hicha do spurs e simpatizo com o celtics tb ... que Rose é exagero da midia isso pode ter ctz , mais ele apenas esta tomando olugar que pertenceu a lebron...
yuri bobao e bruno patetao...
abraço a todos

Postar um comentário