NBA merece que Kevin Durant destrone LeBron James – pelo menos por uma temporada


Melhor jogador da NBA nas últimas cinco temporadas, levando o prêmio de MVP em quatro delas, LeBron James, ala do Miami Heat, terá sua sequência dominadora outra vez interrompida, só que agora com merecimento: Kevin Durant, ala do Oklahoma City Thunder, é o MVP do atual campeonato da associação.

Durant tem um discurso pronto de que odeia ser o segundo (segundo melhor atleta da sua classe no high school, segunda escolha do draft, segundo colocado nas eleições de MVP, vice-campeão...). Luta a cada dia para quebrar essa sina.

Ele está naquela temida lista de grandes jogadores que ficam atrás de um fora de série. Sentimento que Reggie Miller, Charles Barkley e Karl Malone, por exemplo, experimentaram ao atuarem à sombra de Michael Jordan. Na era LeBron James, a caminho de ser o melhor jogador da história da NBA, Durant está na caixinha junto com Carmelo Anthony, Chris Paul, e outros, desfrutando o dissabor de ver LeBron reinar.

A vantagem que faz Durant ficar à frente de LeBron na corrida de MVP nesta temporada é o aprimoramento do seu jogo. Daí entra um toque de nerdice do ala do Thunder, que contratou um especialista em números analíticos da NBA para o orientar sobre quais melhores arremessos a serem feitos em determinados lugares na quadra.

Isso tem contribuído para seu jogo melhorar. Durant tem mantido o ótimo aproveitamento de 51% nos jumps, alcançado no ano passado. Está com uma formidável média de pontos por jogo, 32, cinco pontos à frente do segundo colocado: Carmelo Anthony.

Continuando nesse ritmo, Durant será cestinha da NBA pela quarta vez (outras foram entre 2010 e 2012). Com mais de sete rebotes por jogo (vice-líder entre os alas, atrás de Carmelo) e com mais de cinco assistências (também vice-líder, só que atrás de LeBron), Durant será apenas o quarto jogador em toda história da liga a terminar uma temporada com 32-7-5, igualando marcas registradas por Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e Bob McAdoo).

Outro aspecto que demonstra a evolução do camisa 35 do Thunder é a defesa, fundamento que LeBron é mestre. Durant tem sido eficiente no setor e rendido muito e com eficiência para a equipe, a quinta melhor defesa da associação.

Ser mais participativo com o time do Thunder ajuda Durant no seu caso de MVP, principalmente por ter aumentada em uma assistência, da temporada passada para a atual, sua média neste fundamento, que demonstra sua colaboração mais disposta para com o grupo – algo que LeBron faz desde sempre.

Durant apresentou uma postura menos egoísta no momento mais crítico do seu time, quando ficou, por oito semanas, sem o armador Russell Westbrook (cirurgia no joelho). Com a ausência do All-Star, Durant brilhou, mostrando-se decisivo quando foi exigido. Arremessou mais e converteu mais cestas (sua média de pontos por jogo com Westbrook é 26; sem ele, 32).

Lembrando que em janeiro, Durant teve 12 jogos seguidos com ao menos 30 pontos.

Com 25 anos de idade, são várias conquistas que o “veterano” de 6 anos tem. Uma delas é internacional, super importante: MVP do Mundial de basquete de 2010. Esse feito nem remotamente é lembrado, como se nem tivesse acontecido. Nem o próprio Durant menciona...

Sua vontade de ser o melhor jogador da NBA, pelo menos por uma temporada, está próxima de se realizar.

O título? Também está próximo.

Mas uma coisa de cada vez.

(GL)
Escrito por João da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário