LeBron James dá mais um motivo para odiá-lo


Fica cada vez mais difícil destilar veneno contra o melhor jogador da NBA pós-Jordan. LeBron James, o camisa 6 do Miami Heat, levou seu time ao segundo título consecutivo da associação. Sua performance em quadra o coloca no time ideal da história da NBA e o consolida nesse posto. Fatos inegáveis, mas que cada um tem o direito de ser um idiota duplamente qualificado para contrariar.

De forma correta, mesmo ainda no calor do título vencido ontem, LeBron não disse nada a quem insiste na ignorância e a abraça. Um cara que veio da periferia de uma cidade (Akron) de um estado americano falido (Ohio) e ver uma regata do Heat com o número 6 nas costas, realmente não precisa dar corda aos que não lhe dão crédito.

A vida é assim, precisa-se respeitar a opinião oposta – por mais ridícula que seja –, contudo não é necessário andar de mãos dadas com o inimigo. Anos de NBA deu à James a malícia de valorizar quem é de direito, lutar pela sua própria crença e seguir em frente.

O que aconteceu nesta final contra o San Antonio Spurs reforça o quanto o MVP da liga amadureceu, dentro e fora da quadra. Quando o Heat caiu de produção, ele chamou a responsabilidade. Quando perdia por 13 pontos no jogo 6 (de eliminação), ele tomou conta da partida. Forçou um jogo 7 e nele marcou 37 pontos – para quem enche a boa dizendo que LeBron não é decisivo: quarto jogo número 7 seguido que James anota +30 pontos.

Esses 37 pontos alçou LeBron a outros níveis na história da NBA, empatando a marca de mais pontos em um jogo 7 de Finais (Tom Heinsohn – 1957). Deu ao ala o segundo MVP das Finais consecutivo, se igualando a Michael Jordan como os únicos atletas a levarem os troféus de MVP da temporada regular e Finais em dois anos seguidos.

Numa pressão desproporcional, cobram de LeBron o impossível, o que não fazem com qualquer outro atleta – seja partindo da mídia ou dos torcedores. São aplicados obstáculos insanos. Ele tem de deixar essas barreiras para trás, destruí-las mesmo, e avançar rumo a ser o melhor jogador da história da NBA.

Em nenhum momento a liga teve alguém com a capacidade de jogar basquete igual a LeBron. De defender nas cinco posições; de atacar nas cinco posições. De ser efetivo no arremesso curto, longo, nas bandejas/enterradas. Pacote que o dá sempre a real possibilidade de ganhar o troféu de MVP e ao mesmo tempo levar o de Melhor Defensor. Não há ninguém, hoje, que se possa comparar.

Mas há os mitos do basquete...

Quatro MVPs de temporada regular, dois MVPs de Finais, dois títulos... Somente três nomes na história da NBA têm essas conquistas no currículo: Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e LeBron James – acrescentando aí Magic Johnson e Wilt Chamberlain, temos o quinteto ideal da associação.

Ele disse após o jogo 7 das Finais contra os Spurs que não tem preocupações com que quer que seja (“I ain’t got no worriers”), o que faz lembrar de uma musicar do rapper Lil Wayne. Porém para ser mais apropriado, LeBron poderia citar este som do DJ Felli Fel e dizer: “Dei a eles mais um motivo para me odiarem”.

Outro título para os Tomés da vida.

#ReasonToHate



"I dont know about you I’m doin what I do
and the way I’m livin’ is great
Only thing that I can do, every day contend you
Give them haters reason to hate..."


(GL)
Escrito por João da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário