Que Derrick Rose não seja outro Allen Iverson


A função do armador num time de basquete é passar primeiro e pensar no arremesso como segunda opção. Porém na NBA muitos jogadores da posição produzem uma função híbrida; alguns com mais eficiência. Na temporada passada, na qual a mídia fabricou Derrick Rose como MVP (Melhor Jogador), o armador do Chicago Bulls teve atuações em quadra similares ao que Allen Iverson conseguiu em suas primeiras temporadas com o Philadelphia 76ers. Para qual caminho Rose está indo: de um armador (guard) mais característico (point guard) ou de um armador arremessador (shooting guard)?

Todo armador tem que ter um arremesso de qualidade e Rose trabalha com afinco neste fundamento desde seu primeiro campeonato, quando ganhou o prêmio de Novato do Ano (Iverson também possui este troféu). Mas Rose tem estilo de um shooting guard? Ele pode se dedicar somente a isto e esquecer sua primária obrigação? A preparação para esta temporada 2011-12 mostrou um cara com uma diferente atitude e abordagem de jogo mais madura.

Na estreia contra os Lakers em Los Angeles, Rose marcou 22 pontos numa tarde ideal na proporção de arremessos tentados: 13 apenas (acertou 9). Aproveitou bem os arremessos de três (4 de 6) e mostrou como pode ser super eficiente caso o time como um todo colabore e não espere nele exclusivamente para anotar pontos. Tem naipe de decisivo e de assumir responsabilidade pela bola final das partidas, como fez contra LA. Porém tudo não depende dele.

Ainda na pré-temporada, Rose disse como se sentia com a nova perspectiva que os Bulls apresentavam: “No ano passado tive problemas em conseguir cestas fáceis. Neste ano as coisas serão diferentes, especialmente porque tenho alguém [Richard Hamilton] que pode acompanhar meu ritmo" (ao jornal Chicago Tribune).

Isto para que Rose não fique sobrecarregado. Bom para o time de Chicago e pegar outro armador titular e adicioná-lo ao elenco, quem sabe numa troca envolvendo Luol Deng e Ronnie Brewer. Assim os titulares seriam Rose, o novo armador, Hamilton, Joakim Noah e Carlos Boozer. Equipe mais preparada para disputar o título.

O time dos Bulls não pode depender de Rose em todo o jogo. Se não acontece o que pôde ser visto no segundo jogo da temporada 2011-12, derrota para o fraco Golden State Warriors. Rose foi anulado pela marcação defensiva de Stephen Curry (que não é um especialista nisto, aliás) e teve um aproveitamento de arremessos de 23.5%, 1 de 8 nos arremessos de três. Ele conseguiu oito assistências, não deixou de distribuir a bola, mas além de Deng com 22 pontos, os cestinhas foram o reserva CJ Watson e... Rose, ambos com 13 pontos.

Sempre dizemos que não é permitido perder tantos arremessos” disse Derrick após o jogo de ontem. “Perdi muitos arremessos que normalmente converto


O essencial é Rose manter sua cota de arremessos abaixo dos 18 por jogo, para que o ataque não se concentre nele na finalização das jogadas e sim na armação delas. Daí, caso os companheiros consigam acompanhar o ritmo, os adversários ficaram em dúvida nos instantes finais das partidas, já que a bola estará na mão de Rose obviamente, porém ele pode passar ou optar por arremessar. O arremesso tem que ser opção e não prioridade – ao contrário do que aconteceu contra os Warriors, quando Rose mandou horríveis arremessos de três.

Tudo para que o camisa 1 dos Bulls seja vencedor nesta liga, que tem no conjunto o valor maior para vencer títulos. Individualmente se consegue honra e status. É muito, porem é só.

Rose pode tentar ser o cara dos playoffs 2010-11, que numa derrota para o Atlanta Hawks marcou 34 pontos (em 32 arremessos tentados). Nesta levada obteve vitórias, chegou à final da Conferência Leste, entretanto os Bulls foram derrotadas em 5 jogos pelo Miami Heat.

Iverson, em sua temporada de MVP (2000-01), conseguiu um feito extraordinário ao levar um time com caras como Aaron McKie, Eric Snow, George Lynch, Matt Geiger, Tyrone Hill e Jumaine Jones às Finais, ainda conseguindo vencer um jogo contra os Lakers em Los Angeles, então defensores do título. Neste jogo em questão Iverson esteve no comando, marcou 48 pontos! Porém, para tanto, fez 41 arremessos...

Um armador (guard) que pensava em arremessar primeiro, Iverson teve uma carreira cheia de conquistas na NBA: além de Novato do Ano e MVP, foi 4 vezes cestinha (99, 01, 02 e 05), 11 vezes seguidas participou do Jogo das Estrelas (de 2000 à 2010) e 2 vezes MVP do jogo das Estrelas (01 e 05). Título da NBA? Não. Chegou às Finais somente uma vez.

Então ser outro Allen Iverson não é tão ruim... Sim, mas Rose pode muito mais. Pode ter uma carreira mais sólida, desde que os colegas de time ajudem e ele não se torne um individualista. Esta característica, por hora, Rose não possui. Trata seus companheiros como iguais e deu um belo exemplo na partida contra os Lakers no Natal 2011.

Os Bulls perdiam por 11 pontos quando faltavam 3m45s para acabar a partida. O time como um todo tirou a vantagem de LA e Rose teve a oportunidade de decidir nos segundos finais (veja vídeo abaixo):



Após o encerramento do jogo com a vitória do tricolor de Chicago, Rose respondeu muito bem a pergunta da Heather Cox, repórter da ESPN, sobre o que tinha acabado de acontecer:

Se não fosse pelos meus companheiros, que roubaram a bola e a entregaram para mim, não surgiria a oportunidade para que eu pudesse arremessar e ajudar nosso time a vencer

Ajudar nosso time”. Se for assim, os Bulls vão participar da elite da Conferência Leste por muito tempo, não estará lá só de passeio. Com seu principal jogador pensando coletivamente tanto fora como dentro de quadra, sem buscar marcar +40 pontos tentando +40 arremessos. Este auxilio dos companheiros só ajudará Rose; e os companheiros só poderão ajudar se Rose compartilhar a bola e não concentrar as finalizações nele.

As duas primeiras partidas da temporada 2011-12 indicam como pode ser o final dela para Rose e para os Bulls. Que a conclusão seja parecida com o visto na vitória contra os Lakers.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Jonathan Daniel / Getty Images
© 2 Kevin C. Cox / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário