Baltimore Ravens e a inutilidade dos Power Rankings


Os playoffs da NFL se aproximam e os cenários de confrontos na pós-temporada estão se desenhando. Há duas rodadas do fim, é certo o time que ninguém da Conferência Americana quer enfrentar: Baltimore Ravens.

Porém os fatídicos Power Rankings, que surgiram com uma boa intenção, colocam os atuais campeões fora dos supostos 10 melhores times da NFL. Similar com o que aconteceu ano passado.

Para sair da exatidão numérica da tabela de classificação, os Power Rankings têm a função de classificar os times fora da ordem vitórias-derrotas. Isso porque nem sempre o time com mais vitórias e menos derrotas é o melhor.

Os Ravens estão com 8 vitórias e 6 derrotas e numa situação não tão confortável assim na Divisão Norte da Conferência Americana – apesar das chances de serem o primeiro lugar; está atrás do Cincinnati Bengals. Mesmo sendo um time extremamente perigoso e de qualidade, os Ravens são preteridos pelos responsáveis dos Power Rankings.

No da ESPN, Baltimore é o 12º; no da NFL, é o 14º; no da Fox, é o 11º; e no da CBS, o 12º. Times como Indianapolis Colts, Arizona Cardinals, Miami Dolphins e Cincinnati Bengals estão à frente dos Ravens.

E o Baltimore Ravens é melhor que todos esses.

Na atual temporada, os Ravens teve só uma derrota pesada, mas foi fora de casa: perdeu por 22 pontos contra o Denver Broncos na abertura do campeonato. Todas as outras 5 foram por diferença de um touchdown ou menos.

Levando em consideração as importantes vitórias do time, superando situações adversas para conseguir o resultado positivo como nos jogos contra Detroit Lions, Pittsburgh Steelers e Minnesota Vikings, os Ravens mostram que tèm plenas condições de fazer uma campanha boa nos playoffs, brigando com os Broncos e New England Patriots por uma vaga no Super Bowl.

Existem times com menos derrotas que os Ravens, mas não quer dizer que são melhores tecnicamente. Aí que deveria entrar os Power Rankings, com uma análise mais ampla e profunda dos times. Atualmente, porém, é uma réplica do que pode ser vista na tradicional tabela de classificação: os times colocados na ordem crescente de derrotas.

Nunca fiz Power Rankings para nenhuma das grandes ligas, nem aqui nem em outro lugar. Mas, para não deixar o texto incompleto, entendo que os Ravens é o quinto melhor time da NFL:

1-Seattle Seahawks
2-Denver Broncos
3-New England Patriots
4-Carolina Panthers
5-Baltimore Ravens

No campeonato passado, a ESPN colocou os Ravens como o 10º melhor time da liga no encerramento da temporada regular. Sabemos como foi o final da história, certo?

É muito difícil uma equipe ser bicampeã da NFL; última foi o New England Patriots (2004/05). Desde então, nenhum vencedor do Super Bowl voltou à decisão no ano seguinte. É improvável que os Ravens consigam repetir ao menos um desses feitos. Contudo, é um time digno de estar, no mínimo, no Top 10 da liga.

Um time que ninguém quer enfrentar, apesar de Ray Rice (RB) não ser mais o mesmo e Joe Flacco (QB) ter sofrido uma pancada no joelho no último confronto contra os Lions.

Quem quiser apostar contra fica à vontade.

Eu não.

(GL)
Escrito por João da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário