A melhor temporada regular dos esportes americanos


O sistema BCS é confuso, mas cria um campeonato empolgante.

Querendo ou não, gostando ou não, invariavelmente os melhores times do football universitário se encontram na final do BCS, que dá ao vencedor o rótulo de “Campeão Nacional”. Apesar da NCAA, órgão que organiza os jogos da temporada regular, não determinar um campeão para os times de football, ela se beneficia pelo sistema BCS que provoca 15 semanas de partidas atraentes e um tropeço qualquer serve para tirar o perdedor da chance de disputar o título.

Esta recente semana foi prova do motivo real de que a temporada regular do football universitário é a melhor entre os esportes americanos. Um jogo de certa forma irrelevante, Oklahoma State versus Iowa State, teve um resultado que mudou a ordem do ranking. Oklahoma State estava em 2º lugar, mas perdeu o jogo (foto acima) e caiu várias posições. A universidade estava invicta, porém a derrota tira qualquer chance dos Cowboys conseguir uma passagem para a decisão do BCS.

Só na NCAAf que partidas da 12ª rodada podem influenciar definitivamente a concepção dos dois melhores times do campeonato. Além de Oklahoma State, outras universidades fortes perderam jogos e minaram qualquer oportunidade de ser uma das 2 melhores equipes dos EUA ao fim da temporada: Oklahoma, Oregon e Clemson.

Querem criar um modo de playoffs na NCAAf; não precisa. Pensam que assim as injustiças serão menores; mentira. Veja o que acontece no basquete universitário, que tem a pior temporada regular entre os esportes americanos: 68 clubes vão para os playoffs e no dia da seleção muitas universidades “choram” e reclamam por não terem sido incluídas no March Madness... Logo, que diferença faz uma partida em Dezembro, Janeiro? Por mais que uma escola perca vários jogos, é possível se classificar para a pós-temporada.

Nos esportes profissionais não é diferente:

MLB: 162 jogos? Com duração de +3horas? Fala sério! Quem vai acompanhar a liga em Julho, Agosto? O público vai ficar sintonizado no final de Setembro e no mês de Outubro, tempo de decisão.

NBA: Similar. O grande público só acompanha os playoffs...

NFL: Pode parecer que é diferente destas outras duas, mas não. Após a metade do campeonato, 12/13 times estão fora da disputa de vagas na pós-temporada.

Expandindo este exemplo da NFL, perceba o que aconteceu nesta temporada 2011-12: o Jacksonville Jaguars e o Seattle Seahawks venceram o Baltimore Ravens (Semana 7 e 10 respectivamente); os dois primeiros não vão para os playoffs, Baltimore estará lá. Na Semana 3, o Buffalo Bills derrotou o New England Patriots; Buffalo não vai para os playoffs, New England estará lá. Na Semana 6 o Tampa Bay Buccaneers derrotou o New Orleans Saints; Tampa não vai para os playoffs, New Orleans estará lá.

Estas foram belas vitórias, grandes feitos, mas quem saiu com o resultado positivo não gozou nada mais que os louros da específica partida. Os derrotados seguem fortes e com condições de disputar o Super Bowl.

Na NCAAf uma derrota pode ser fatal, principalmente para quem foi a derrota. Da mesma forma que uma vitória não vale muita coisa, desde que seja contra times fortes e competitivos. Derrotas e vitórias não são meras estatísticas no football universitário, depende de como o time se comportou nestas ocasiões. Por isso todo jogo é válido e pode afetar a forma do ranking BCS, ou seja, das escolas que vão estar na grande final.


Alabama Crimson Tide deste ano tem uma derrota e é a 2ª colocada do ranking. Esta derrota foi para a 1ª colocada, LSU (foto acima). Após o encontro entre eles, ‘Bama caiu um pouco no ranking, mas voltou à posição que não deveria ter saído após os resultados deste final de semana. Uma derrota para uma universidade da Conferência SEC vale mais que vitórias em outras conferências.

O domínio da SEC* é justificado em campo, incontestável. Dos últimos 12 campeões do BCS, sete são membros da conferência. Abaixo está o recorde, nas finais nacionais, das outras cinco conferências que formam o BCS:

Big East: 1v-2d / Big Ten: 1v-2d / ACC: 1v-2d / Big XII: 2v-5d / Pac-12: 0v-1d

Viu o porquê do domínio da SEC no football universitário? (uma das razões...)

Pela primeira vez nos 14 anos de história do ranking BCS, três escolas da mesma conferência estão nas primeiras posições: 1 LSU, 2 Alabama e 3 Arkansas – e não só isso, estas universidades fazem parte da mesma divisão, a SEC Oeste.

Na próxima sexta, 25, acaba a temporada regular da SEC. LSU enfrenta Arkansas. E se Arkansas vencer, como ficará o ranking? As três vão ter uma derrota e cada uma sendo pelos rivais: LSU perdeu para Arkansas (neste caso hipotético), Arkansas perdeu para Alabama e Alabama perdeu para LSU. Mesmo para quem não é fã de football, muito menos da NCAAf, mas gosta de drama, este jogo do dia 25 é imperdível.

Após tudo, os dois melhores times chegarão à final. Os últimos três campeões (Florida Gators – 2008/09, Alabama Crimson Tide – 2009/10 e Auburn Tigers – 2010/11) venceram 6 times rankeados em suas respectivas campanhas. Uma afirmação da qualidade das equipes.

Nesta temporada, se Arkansas ou Alabama forem as campeãs, também terão 6 vitórias contra times rankeados – LSU não, se for campeão serão 8 vitórias contra times rankeados.

Uma derrota na SEC vale muito? Sim. E o que os times das outras conferências precisam fazer para chegar ao título? Não perder seus jogos, ora! Cinco times têm uma derrota e poderiam estar invictos, dois deles são Alabama e Arkansas. Como foram as derrotas dos outros três?

Stanford (Pac-12) perdeu para um rival de conferência, Oregon. O detalhe é que Oregon tem duas derrotas... Oklahoma State também perdeu para um rival, Iowa State, que, mesmo com a vitória, tem aproveitamento negativo na própria conferência Big XII (3v-4d)... Virginia Tech também perdeu para um rival de conferência (ACC), Clemson, que na época estava em 13º no ranking; VTech só jogou com dois times rankeados – o outro foi Georgia Tech...

Para ser um dos top na NCAAf, é preciso vencer os rivais, os times fracos, médios... Não pode vacilar. Todo jogo importa, toda partida tem um significado. Faltam duas semanas para o término da temporada regular, depois vem às finais de conferência, e muita coisa pode acontecer que mudará a parte de cima do ranking definindo os dois melhores times. Seja como for, serão os dois melhores times. Numa conquista que não vem de última hora, mas construída rodada após rodada.

Então aproveite! Acompanhe os momentos cruciais da competição que proporciona a melhor temporada regular dos esportes americanos.


(GL)
Escrito por João da Paz


*Universidades que integram a SEC (Southeastern Conference): Georgia Bulldogs, Florida Gators, South Carolina Gamecocks, Vanderbilt Commodores, Tennessee Volunteers, Kentucky Wildcats, Auburn Tigers, Alabama Crimson Tide, Louisiana State Tigers, Arkansas Razorbacks, Mississippi State Bulldogs e Ole Miss Rebels.

Um comentário:

Pedro LasCasas disse...

Concordo que a temporada da NCAAf é emocionante!
Mas acho dificil adotar este sistema em outras ligas.
E para mim, o sistema da NFL é justo. Mesmo que um time que não vai aos playoffs ganhue de um que vai, o importante é que vença um número alto de jogos, independente do peso do adversário. O que para mim, é o mais justo.

Postar um comentário