A Vida Real de Michael Oher

O filme “Um Sonho Possível” (The Blind Side – 2009) é um sucesso em todas as áreas. Ganhou vários prêmios e permitiu que Sandra Bullock recebesse o Oscar 2010 de melhor atriz (pela interpretação de Leigh Anne Tuohy). O roteiro conta a história de Michael Oher, atual offensive linemen do Baltimore Ravens, porém o personagem principal não gostou de algumas coisas mostradas e resolveu esclarecê-las ao escrever um livro.

I Beat The Odds: From Homelessness to The Blind Side and Beyond” foi lançado na última quarta (08) e, com a ajuda do experiente jornalista Don Yaeger (ex-editor da Sports Illustraded), Oher espera alcançar os objetivos traçados antes do seu projeto ser iniciado.

A primeira coisa que quer deixar bem clara é apagar a imagem perpetuada no filme que o mostra aprendendo as noções básicas do football. Oher faz questão de afirmar que não era tão iniciante assim no esporte, a ponto do Sean Jr. usar fracos de catchups para explicar como funcionam os bloqueios dentro do jogo. Michael, com bastante insistência ao longo do livro, ressalta que sempre jogou football e seu conhecimento sobre o esporte na adolescência já era bem satisfatório.

Esta mágoa perseguiu Oher desde o lançamento do filme. Demorou para ele assistir e assim que fez não gostou do que viu. Muitos questionavam sobre a veracidade dos fatos encenados e Michael ficava chateado ao ver um rapaz na tela que não lhe representava da maneira correta – segundo seu próprio julgamento. Então decidiu dá sua versão e como ele diz “separar o fato da ficção


Sua mãe adotiva, Leigh (foto acima), diz que o filme é bem preciso e Oher não tenta desmentir, apenas busca expor sua visão dos episódios ocorridos, batendo forte na tecla da “inteligência”. Em certo momento no livro ele menciona o último semestre no ensino médio no qual foi eleito para o honor roll (grupo de alunos que tiram nota A com frequencia) e ratifica que este é seu maior feito; mesmo comparando com a escolha na primeira rodada do draft da NFL.

Essa questão talvez tenha sido a única escorregada do produtor Gil Netter, pois em todas as outras ele foi bem fiel ao livro do Michael Lewis “The Blind Side”, destacando as interações entre Oher e os Tuohy. Netter foi escalado por ter feito uma bela adaptação cinematográfica de outro livro, “Marley e Eu”, e seu trabalho em “Um Sonho Possível” é, em grande parte, irrefutável.

“I Beat the Odds” então serve como complemento, um convite para os que querem conhecer mais um pouco sobre a pessoa que ensina tanto somente por viver. O segundo objetivo principal do livro, aliás, é encorajar as mais de 500 mil crianças órfãs que vivem nos EUA. Por mais que este seja o seu alvo, evidentemente que tantas outras milhares de crianças pelo mundo afora vão ouvir o que ele tem a dizer.

Uma frase ficou ligada a Oher dita pelo seu pai adotivo Sean, atestando a capacidade do seu filho de esquecer os problemas e seguir em frente. Porém, para escrever esse livro, Oher fez uma viagem ao passado, reencontrou com pessoas que o fizeram lembrar das adversidades enfrentadas, das dificuldades vividas. Yaeger o ajudou nesta questão, marcando encontros com gente que participou da infância de Oher. Tudo para traçar sua trajetória antes de conhecer os Tuohy, antes do final feliz. Coisas em torno disto são discutidas por Oher, encorajando aqueles que vivem situação parecida pela qual ele passou. Enfatiza o desejo de mudar e sair donde estava; nada o impediria de ser alguém.


Oher ganhou um pai, uma mãe, uma irmã, um irmão, porém ele nunca esqueceu sua família natural. Assim que recebeu primeiro salário na NFL, comprou carros e roupas para seus irmãos de sangue, mas sua mãe biológica vendeu tudo e deixou uma mensagem raivosa para Oher. Ele sempre buscou ajudá-la, mas ela não quer nenhum auxílio e ainda continua envolvida com drogas. Este assunto o entristece e ele não entra em muitos detalhes.

Ao término do livro é nítido notar que Oher cumpre as metas que imaginou quando esboçou os primeiros rascunhos. No livro de Michael Lewis ele contou sua história (até 2006) para o renomado autor, mas em “I Beat the Odds” a primeira voz impera e acaba se tornando uma conversa bem pessoal sobre o que verdadeiramente pensa o camisa 74 do BaltimOHER Ravens.

Destaco aqui uma passagem do livro que resume bem a vida de Oher:

Quando criança, sempre senti que DEUS tinha um plano especial para mim. Agora eu sei qual é. Não era me tornar um jogador profissional; era para que eu fosse um exemplo para as crianças iguais a mim que sentem falta de uma pessoa em suas vidas. ELE quer me usar para mostrar a todos que qualquer um pode ser bem sucedido, não importa quem eles sejam ou qual sua história. Precisei confiar no plano e ser ativo nele, parte real para fazer acontecer. Tive que acreditar que era possível mesmo quando não parecia, e me dedicar mesmo que aparentemente fosse em vão
(trecho do livro “I Beat The Odds: From Homelessness to The Blind Side and Beyond”)


(GL)
Escrito por João da Paz

10 comentários:

wagner disse...

Parabéns pelo seu blog, muito bom.
Eu gostaria que você indicasse alguns livros interessantes sobre os esportes americanos que eu possa comprar, sou um grande fã da NFL, NBA e MLB. Se você pudesse me ajudar eu agradeceria.

Wagner Santos, Rio de Janeiro (RJ).

vanessa31sena disse...

linda história já vi muito o filme e amei e recomendo,Parabéns oher vc merece e realmente DEUS tinha um plano em sua vida que ele seja semmpre com vc ass:vanessa

Gisele Chaves disse...

Bom o filme apesar de ser uma história veridica é uma ficção e Michael não deveria ficar tão magoado com isso. Ninguém entenderá que eras tola até no futebol, e sim que faz parte da ficção ali declarada. O filme é sensacional e de muito sucesso, ele deveria estar orgulhoso e claro, grato eternamente a família Tuohy, esse anjos da terra!

Unknown disse...

deus olha por todos e vc foi abençoado por ele

Ana Lucia Meschke disse...

Entendo a chateação dele. Por que omitiram que ele se formou com honras no colégio? Achei errado isso.

Anônimo disse...

A Histórias de Michael e muito linda a mae LEIGH e um anjo que apareceu na vida de Michael. Parabéns familia Leigh.

Fabinho disse...

Ótimo artigo parabéns

Unknown disse...

Assisti o filme algumas vezes. Acompanho a NFL e, hoje, os Panthers onde joga o Oher. Sou fã dele e da família que Deus usou para "resgatá-lo". História maravilhosa!

Unknown disse...

Quando Deus agi ninguém impedirá.
e tem gente que diz que só porque mora em favela
tem que ser favela.

ÍRIS disse...

Gostaria de fazer download do livro. Como faço? Qual site?

Postar um comentário