NBA sabe falar a linguagem dos jovens


O final de semana das estrelas da temporada 2013-14 da NBA marca o primeiro grande momento de Adam Silver como o novo comissário da liga. Assumindo o posto deixado por David Stern após 30 anos no comando, o principal show do campeonato foi um exemplo nítido de como a NBA conhece, como ninguém, apresentar um produto jovem, de qualidade e moderno.

Com mudanças nas competições, as atrações receberam críticas de gente chata e antiquada. Os jovens, principal alvo do marketing da NBA, receberam bem as novidades, evidenciando mais um acerto da liga, indício que Silver está no caminho certo.

As reclamações mais contundentes aconteceram contra o torneio de enterradas, pois não houve competição de um participante contra o outro e sim um duelo entre as conferências Leste e Oeste, formato que permeou todo o final de semana das estrelas.

Contudo, ocorreram duelos sim entre os jogadores, mas com cada um dos seis representando sua respectiva conferência. Além deste aspecto, o que chamou a atenção foi a exibição freestyle que abriu a competição de enterradas. Os três representantes de cada conferência tinham um tempo para apresentarem as enterradas que quisessem, dando um aspecto street à disputa, com uma trilha sonora de hip-hop, tudo simbolizando a essência do basquete.

Essas específicas adaptações no torneio de enterradas são demonstrações de que a NBA está antenada com a linguagem dos seus principais consumidores.

Já nas competições coadjuvantes, as mudanças e clima criados deram, por exemplo, a uma simples exibição de fundamentos do basquete (Skills Challenge) um tom de espetáculo, algo que só a NBA sabe fazer.

A maneira de como escolher o campeão no torneio de enterradas em 2015 pode mudar, o que não necessariamente significa que o deste ano foi ruim. A NBA é uma liga que ousa e acerta. Não tem medo de acrescentar novos elementos para incrementar mais o espetáculo que é o final de semana das estrelas.

O impecável show de abertura do Jogo das Estrelas fica como o retrato de que a NBA está na direção correta, organizando o evento com primazia e valorizando mais a sua marca a cada dia com o público que de fato interessa.

E faz isso muito bem.

(GL)
Escrito por João da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário