
Os caminhos da mídia são conhecidos de Steve, que antes de entrar na NFL comandava a poderosa ESPN. Lá ele foi o CEO da “Líder Mundial em Esportes” e organizou os principais movimentos do meio da década de 90 que levaram o canal ao topo. É creditado por expandir a marca, vender os espaços e eventos e agregar uma audiência jovem que é a “menina dos olhos” das agências de publicidade. Também foi presidente da ABC, rede de TV aberta dos EUA, parte integrante do grupo ESPN.
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A NBA recebe a maior atenção, pois é uma união que data desde 1986. Bayne entrou na empresa em 1989, mas em todos os cargos que ocupou até chegar na gerência, sempre esteve presente no setor publicitário. Quando assumiu a posição Chefe de Marketing em 2007, Katie reforçou ainda mais a união com a associação, explorando o produto Sprite, patrocinador majoritário do popular concurso de enterradas realizado no final de semana do Jogo das Estrelas. A Coca-Cola faz negócios com a NFL e a MLB também, só que em menor escala. Entretanto, no Super Bowl deste ano, ela deu a largada para que um alto investimento fosse feito num comercial a ser veiculado na grande decisão da NFL, evento televisivo de enorme audiência. Bayne conseguiu trazer a cena as personagens do seriado “Os Simpsons” (veja abaixo) abordando o tema da crise econômica – que, no caso, atinge o Sr. Burns – e destaca o slogan “abra a felicidade”.
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Silver será um player fundamental na conversa entre o sindicato dos atletas e Stern sobre o novo acordo salarial que precisa ser acertado para não haver uma paralisação da temporada 2011-12. Ele já passou por parecida turbulência no passado e conseguiu chegar num acordo, em Julho de 2005, que agradou ambas as partes – evitando o fiasco que ocorreu na greve de 1999, quando a temporada teve somente 50 jogos. Ele também administra o marketing e as mídias digitais.
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A Nike, que tem um espaço restrito nas grandes ligas – apesar de patrocinar muitos atletas individualmente – irá estar em destaque na televisão quando chegar os finais de semana: sábado tem a NCAAf e domingo a NFL. O êxito desta nova parceria tem um potencial enorme, pois no dia que o acordo foi fechado, 12 de Outubro deste ano, as ações da Nike atingiram o maior valor, até então, já registrado na Bolsa de New York: US$ 81.80/cota.
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Brosnan é o negociador chave dos acordos televisivos de cada uma das 30 franquias da MLB e agenciou os contratos da liga com a FOX, TBS e ESPN para os EUA – e com as retransmissoras internacionais. Aliás, ele gerencia qualquer negócio envolvendo a MLB no fronte mundial, nada é realizado sem sua autorização. Toda movimentação de merchandising e produtos licenciados, assim como patrocínios nas mais diversas esferas são responsabilidades dele. Tim é advogado e jogou beisebol nos tempos de faculdade; foi capitão do time da Universidade Georgetown, era um dos arremessadores titulares.
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Ela cuida dos patrocínios esportivos e suas ações nesta área dão a empresa uma renda anual em torno dos US$ 90 milhões. Gatorade é conhecida pelos seus copos verde e galões laranja que são vistos fora das quatro linhas nos campos e gramados. Com a NBA a parceria vem desde 1984 e com a NFL a Gatorade está atualmente cumprindo um contrato de 8 anos (assinado em 2004), o que permite o tradicional banho que os jogadores dão nos treinadores após vitórias importantes, derramando o gelado líquido neles e permitindo uma exibição da marca num momento tido como um clássico ritual.
(GL)
Escrito por João da Paz
Escrito por João da Paz
© 3 Coca-Cola Co.
© 4 Stephen Lovekin / Getty Images
*Todos os logos aqui apresentados correspondem as respectivas empresas e ligas
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