Antes do inicio das finais de conferência, muitos apostavam em uma decisão “individualista” pelo título da NBA entre Lakers e Cavs, interessados no duelo Kobe Bryant versus LeBron James. Um encontro deste tipo agradaria a associação ($) e seria mais atraente para o fã de esporte em geral.
Contudo, não é pequena a possibilidade de haver uma final do “jogo coletivo” entre Nuggets e Magic. O amante do basquete assistiria um duelo deste sem nenhum problema, porém não seria tão atrativa assim para o grande público. Mesmo não sendo um encontro entre San Antonio Spurs e Detroit Pistons da decisão de 2005 (uma com um dos piores índices de audiência da história) e por mais que Denver e Orlando tenham jogadores interessantes de se assistir, ambos não tem LBJ ou Bryant...
Outro cenário possível é ocorrer mais jogos ente a Individualidade e o jogo coletivo na final da NBA. Neste caso, quem levará a melhor? Veja o que cada time tem feito até o momento nestas finais de conferência:
Individualidade
Cleveland Cavaliers

O garrafão ofensivo do Cleveland está sendo pouco produtivo. Os arremessos de média distância de Delonte West não apareceram. Mo Williams é que vem procurando fazer algo para ajudar LBJ e foi eficiente somente no jogo 5, convertendo seis arremessos de três. O armador da equipe foi o segundo cestinha em todas as cinco partidas, anotando mais que 20 pontos em apenas uma delas (17, 19, 15, 18 e 24 respectivamente).
Los Angeles Lakers

Pau Gasol até está fazendo sua parte, mesmo com sua média de pontos menor na série contra o Denver em comparação com estes playoffs (18 nos playoffs, 17 contra Denver). Enquanto isso, dois jogadores chaves para o esquema de Phil Jackson simplesmente “desapareceram”. Lamar Odom chegou ao inicio das finas do Oeste sendo o segundo cestinha da equipe nesta pós- temporada (média 18,5 PPJ), contudo não marcou mais do que 10 pontos em nenhuma das quatro primeiras partidas e sua média nestes jogos foi de apenas 7,5 PPJ! Jogando mais do que 30 minutos por jogo...
Se o “caso Odom” causa espanto, e o “caso Derek Fisher”? O jogador que tem 170 partidas de pós-temporada não está mostrando nada de sua vasta experiência. Do jogo 2 ao jogo 4, Fisher anotou (somando os três jogos!) 12 pontos, 6 assistências e 2 cestas de três entre 11 arremessos...
Tanto Odom e Fisher responderam em quadra as péssimas atuações nestas finais do Oeste, no jogo 5. Lamar Odom marcou 19 pontos em pegou 14 rebotes e Derek Fisher anotou 12 pontos, ajudando Kobe. que terminou a partida com 22 pontos.
Jogo Coletivo
Orlando Magic

Coloque de volta Howard e acrescenta sempre 20 pontos e uns 15 rebotes por jogo... Com seus “coadjuvantes” jogando o fino do basquete, o resultado é uma equipe (elenco) difícil de ser batida nesta fase que está.
Denver Nuggets

Esta ajuda, porém não apareceu no jogo 5 (vitória dos Lakers em Los Angeles). No quarto período, apenas ´Melo e Kleiza marcaram pontos para os Nuggets, com Billups anotando só 12 e JR Smith 7.
É um dos times mais físicos de toda associação (e também um dos mais tatuados...). Joga com agressividade nos dois lados da quadra, o que fortalece mais o conjunto do time. Chegou na posição de momento, um dos possíveis finalistas da NBA, graças a disposição e garra demonstrada por todos do elenco. Na “enciclopédia da NBA”, na definição sobre jogo coletivo, está uma foto do Denver Nuggets.