O significado da NFL no Esporte Interativo


Domingo, 5 de agosto de 2012.

Esta data marca o inicio das transmissões da NFL pelo canal Esporte Interativo. Lauro Jardim, jornalista da Revista Veja, revelou no seu blog Radar On-Line, no dia 27 de Julho deste ano, a grande notícia:

O Esporte Interativo passará a transmitir, via parabólica e pela internet, os jogos de futebol americano da NFL, a maior liga do esporte no mundo. O acordo, que inclui a exibição de três jogos semanais, vale já a partir de agosto quando começa a nova temporada. Na TV por assinatura, a ESPN continuará transmitindo as partidas”.

O canal fez o anúncio oficial na última quinta (02). São jogos da pré-temporada, 3 jogos por semana da temporada regular (quinta, domingo à tarde e à noite), todos os jogos dos playoffs, Super Bowl e Pro Bowl.

Como experiência, o Super Bowl da temporada passada, entre New York Giants e New England Patriots, foi ao ar pelo E+i. Mas agora com um pacote completo confirmado, é preciso criar um plano de transmissões: como trilhar neste árduo caminho de levar um esporte americano para todo o Brasil via sinal aberto de TV.

O Esporte Interativo tem um público alvo definido que é preciso atenção e dedicação: aqueles que não são fãs da NFL. O fã da liga é propriedade da ESPN Brasil, pela tradição que a filial do canal americano tem de anos levando ao país a liga de football. Quem tem o privilégio de receber em casa canais de TV por assinatura vai ter duas opções para assistir os jogos da NFL – com exceção dos assinantes da SKY e NET (não tem Esporte Interativo nos pacotes). Assim, o torcedor da NFL, que acompanha o campeonato há mais tempo, vai escolher a emissora que se autodenomina “Líder Mundial em Esportes”.

Muitos vão ficar com a opção tradicional sem problema algum, reconhecendo bem a função de ambos os canais. Porém, infelizmente, o E+i vai ter de lidar com o #TorcedorBurro, medíocres sem noção que vão reclamar da pronúncia de nomes/times da equipe do E+i, da imagem do canal, de não disponibilizar o SAP...

É primordial para o Esporte Interativo ignorar estes incautos. É bom deixar pra lá. Deixem que assistam a liga por GamePass, pela internet em links piratas e meios afins.

A função do Esporte Interativo é ser didático. Não tem site, blog – muito menos ESPN – com a possibilidade de abranger um número absurdo de pessoas por todo o Brasil. O alcance do canal é impressionante, chega a lugares inimagináveis. Bom é que eles sabem o poder que tem, até pelo próprio caminho que o canal percorreu nos 5 anos de existência.

Começou aparecendo na TV Cultura, TV Gazeta (em São Paulo)... Começou devargazinho no Rio de Janeiro... Hoje está disponível em todo o Brasil via antena parabólica, em 19 canais UHF (sinal aberto) e em 8 redes de TV por assinatura. É uma TV que inova, saiu na frente ao disponibilizar, gratuitamente, o canal via internet (também na rede social Facebook) e por celular.

A próxima inovação, esta paga, é um player virtual no qual quem assinar vai poder ver quando quiser os programas da emissora.

Conhece boyzinho de apartamento (quem jogou bolinha de gude em tapete e empinou pipa em ventilador)? Pois é, a classe já apareceu desvalorizando a conquista do E+i, menosprezando a qualidade, seu alcance “aberto” e a representatividade do canal.

Óbvio, não conhecem o que é o Esporte Interativo. Para estes, é um canal que apareceu aí num número qualquer na sua TV por assinatura.

Para saber a importância do E+i, só indo para o interior do Brasil. Quem mora, viajou, conhece o país além do olhar capitalista, entende.

Tive o privilégio de morar e trabalhar em Pernambuco – como disse aqui em artigos passados. Minha residência era em Pesqueira (agreste), mas por cobrir o time local de futebol, conheci dezenas cidades do estado. Pude notar a potência do Esporte Interativo.

A maioria dos pernambucanos tem uma antena parabólica, maneira de assistir vários canais com boa imagem e som. Em grandes cidades (Recife, Caruaru, Petrolina) é possível sintonizar diversos canais pela tal antena “costela de peixe”, mas em cidades menores são poucos que esta antena consegue captar o sinal – sempre o da Rede Globo e/ou outro qualquer. Logo a melhor opção, até pelo preço acessível e promoções que lojas realizam, é adquirir uma parabólica.

Era comum o papo de sábado na praça começar com: “Jogão hoje no canal 12, em?” (onde comumente o Esporte Interativo é sintonizado na antena parabólica). Aí vinha outro e dizia: “Sim, clássico do campeonato italiano: Milan e Juventus”. A conversa prosseguia com citações de jogadores e times de países da Europa, que organizam os grandes campeonatos de futebol do mundo.  E em qualquer lugar que você morar, por mais longínquo que for, uma antena parabólica capitaliza o canal e você assiste grandes atletas desfilarem em sua TV – de grátis.

Por a NFL ser uma liga segmentada, a mudança que acontecerá com a entrada na programação do Esporte Interativo vai mudar a imagem dela no país. O canal tem que perceber isto e contribuir para o crescimento qualitativo do campeonato de football. Se feito com primor, muitos vão se identificar e render audiência para o canal; meta almejada.

Bom que o E+i se posiciona ciente do que representa. Tem telespectadores fiéis e gratos, por levar eventos de qualidade para pessoas que não tem acesso às TVs por assinatura. Os boyzinhos de apartamento ficam bestas e perguntam: “Mas, como assim? Como esse canal consegue arranjar tanto dinheiro”.  

Existe algo chamado comprometimento. Atitude que gera a verdadeira interatividade entre quem assiste e quem transmite – nada a ver com ler tweets e recados do Facebook no meio de uma transmissão.

No final de 2011, o Esporte Interativo resolveu apostar num esporte praticado em massa por estudantes brasileiros: handebol. O mundial feminino foi disputado em São Paulo e, segundo números que a emissora divulgou, atraiu 12 milhões de telespectadores. O blog da diretoria do canal, articulado por Fábio Medeiros (sócio-diretor do E+i), informou que “(...) a UFA Sports, agência alemã responsável pelos direitos de transmissão, [informou que] foram 15 milhões de espectadores em cinco países considerados potências no esporte (Dinamarca, Noruega, Espanha, Alemanha e Croácia)”.

O Brasil tem uma população de 197 milhões de pessoas; os cinco países somados, tem 150 milhões de habitantes.

Dá para imaginar quantos brasileiros vão poder ter a oportunidade de acompanhar uma temporada completa da NFL, da pré-temporada ao Super Bowl?

Que o Esporte Interativo valorize suas transmissões.

Que apareçam os torcedores questionando: “Por que football se é jogado com as mãos?”; “Quantos metros tem 10 jardas?”; “O que é isso, o que é aquilo?” - que as respostas sejam dadas.

E que desapareçam os torcedores ranzinzas, para não estragar o novo espaço que a NFL conquistou. 

(GL)

Escrito por João da Paz

7 comentários:

Rennany disse...

Parabéns é só com a popularização que só a tv aberta pode da é, que vai fazer o FA realmente crescer no país e deixar de ser um esporte alienígena para a grande maioria dos brasileiros.

wagner disse...

Qualquer coisa que é feita para o crescimento do FA no Brasil é válida. Além do mais, teremos uma nova opção para assistir as partidas e o término do monopólio covarde da ESPN.
Mas fica uma pergunta: se a ESPN AFIRMOU QUE TINHA A EXCLUSIVIDADE DA NFL PELOS PROXIMOS 3 ANOS, como uma emissora concorrente consegue os mesmos direitos durante um contrato vigente ?
A emissora que se diz integra, imparcial, omite detalhes de contratos feitos pelos seus diretores. Nem tudo é o que parece.

Ian Flexa disse...

A exclusividade da NFL na ESPN vale só na TV por assinatura. O Esporte Interativo é uma emissora aberta.

Silvio Peters disse...

Eu era ranzinza com o BandSports mas só pq os caras erravam toda hora nome de jogadores, nome das faltas, falando merda o tempo todo, falando piada no meio da jogada etc... Pode ser didática e ao mesmo tempo ser uma transmissão de qualidade. Torço pra que seja assim. Boa sorte ao Esporte Interativo.

Definição de invertebrados: disse...

NFL na tv aberta uma vitoria para todos os fãs de FA! Espero que com isso os campeonatos nacionais sejam mais valorizados.

Anônimo disse...

A primeira coisa que fizemos no podcast ao saber que o EI iria transmitir a NFL foi comemorar e parabenizar! É realmente um grande trabalho que eles vem fazendo e, até agora, as transmissões estão muito boas.
Poderia ter mais qualidade de transmissão? Sim, se conseguissem um HD seria fantástico. Mas é com a audiência aumentando que eles vão poder investir cada vez mais.
Que venham muitos anos e que vire tradição!

Cris disse...

Esse seu texto tinha q ser traduzido e dado para os revendedores de direitos internacionais de competições esportivas que tem ignorado o EI em favor de ESPN e FoxSports.

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