Domingo, 5 de agosto de 2012.
Esta data marca o inicio das transmissões da NFL pelo canal
Esporte Interativo. Lauro Jardim, jornalista da Revista Veja, revelou no seu blog Radar On-Line, no dia 27 de Julho deste ano, a grande notícia:
“O
Esporte Interativo passará a transmitir, via parabólica e pela internet, os
jogos de futebol americano da NFL,
a maior liga do esporte no mundo. O acordo, que inclui a exibição de três jogos
semanais, vale já a partir de agosto quando começa a nova temporada. Na TV por
assinatura, a ESPN continuará transmitindo as partidas”.
O canal fez o anúncio oficial na última quinta (02). São
jogos da pré-temporada, 3 jogos por semana da temporada regular (quinta,
domingo à tarde e à noite), todos os jogos dos playoffs, Super Bowl e Pro Bowl.
Como experiência, o Super Bowl da temporada passada, entre
New York Giants e New England Patriots, foi ao ar pelo E+i. Mas agora com um
pacote completo confirmado, é preciso criar um plano de transmissões: como trilhar neste árduo caminho de levar um esporte americano para todo o Brasil
via sinal aberto de TV.
O Esporte Interativo tem um público alvo definido que é
preciso atenção e dedicação: aqueles que não são fãs da NFL. O fã da liga é propriedade da ESPN Brasil, pela tradição que a filial do canal americano tem
de anos levando ao país a liga de football. Quem tem o privilégio de receber
em casa canais de TV por assinatura vai ter duas opções para assistir os jogos
da NFL – com exceção dos assinantes da SKY e NET (não tem Esporte Interativo nos
pacotes). Assim, o torcedor da NFL, que acompanha o campeonato há mais tempo, vai
escolher a emissora que se autodenomina “Líder Mundial em Esportes”.
Muitos vão ficar com a opção tradicional sem problema algum,
reconhecendo bem a função de ambos os canais. Porém, infelizmente, o E+i vai
ter de lidar com o #TorcedorBurro, medíocres sem noção que vão reclamar da
pronúncia de nomes/times da equipe do E+i, da imagem do canal, de não
disponibilizar o SAP...
É primordial para o Esporte Interativo ignorar estes
incautos. É bom deixar pra lá. Deixem que assistam a liga por GamePass, pela
internet em links piratas e meios afins.
A função do Esporte Interativo é ser didático. Não tem site,
blog – muito menos ESPN – com a possibilidade de abranger um número absurdo de
pessoas por todo o Brasil. O alcance do canal é impressionante, chega a lugares
inimagináveis. Bom é que eles sabem o poder que tem, até pelo próprio caminho
que o canal percorreu nos 5 anos de existência.
Começou aparecendo na TV Cultura, TV Gazeta (em São
Paulo)... Começou devargazinho no Rio de Janeiro... Hoje está disponível em
todo o Brasil via antena parabólica, em 19 canais UHF (sinal aberto) e em 8
redes de TV por assinatura. É uma TV que inova, saiu na frente ao
disponibilizar, gratuitamente, o canal via internet (também na rede social
Facebook) e por celular.
A próxima inovação, esta paga, é um player virtual no qual
quem assinar vai poder ver quando quiser os programas da emissora.
Conhece boyzinho de apartamento (quem jogou bolinha de gude
em tapete e empinou pipa em ventilador)? Pois é, a classe já apareceu
desvalorizando a conquista do E+i, menosprezando a qualidade, seu alcance “aberto”
e a representatividade do canal.
Óbvio, não conhecem o que é o Esporte Interativo. Para
estes, é um canal que apareceu aí num número qualquer na sua TV por assinatura.
Para saber a importância do E+i, só indo para o interior do
Brasil. Quem mora, viajou, conhece o país além do olhar capitalista, entende.
Tive o privilégio de morar e trabalhar em Pernambuco – como disse
aqui em artigos passados. Minha residência era em Pesqueira (agreste),
mas por cobrir o time local de futebol, conheci dezenas cidades do estado. Pude
notar a potência do Esporte Interativo.
A maioria dos pernambucanos tem uma antena parabólica,
maneira de assistir vários canais com boa imagem e som. Em grandes cidades (Recife,
Caruaru, Petrolina) é possível sintonizar diversos canais pela tal antena “costela de
peixe”, mas em cidades menores são poucos que esta antena consegue
captar o sinal – sempre o da Rede Globo e/ou outro qualquer. Logo a melhor
opção, até pelo preço acessível e promoções que lojas realizam, é adquirir uma parabólica.
Era comum o papo de sábado na praça começar com: “Jogão hoje
no canal 12, em?” (onde comumente o Esporte Interativo é sintonizado na antena
parabólica). Aí vinha outro e dizia: “Sim, clássico do campeonato italiano:
Milan e Juventus”. A conversa prosseguia com citações de jogadores e times de
países da Europa, que organizam os grandes campeonatos de futebol do mundo. E em qualquer lugar que você morar, por mais longínquo
que for, uma antena parabólica capitaliza o canal e você assiste grandes
atletas desfilarem em sua TV – de grátis.
Por a NFL ser uma liga segmentada, a mudança que acontecerá
com a entrada na programação do Esporte Interativo vai mudar a imagem dela no
país. O canal tem que perceber isto e contribuir para o crescimento qualitativo
do campeonato de football. Se feito com primor, muitos vão se identificar e
render audiência para o canal; meta almejada.
Bom que o E+i se posiciona ciente do que representa. Tem
telespectadores fiéis e gratos, por levar eventos de qualidade para pessoas que
não tem acesso às TVs por assinatura. Os boyzinhos de apartamento ficam bestas
e perguntam: “Mas, como assim? Como esse canal consegue arranjar tanto dinheiro”.
Existe algo chamado comprometimento. Atitude que gera a
verdadeira interatividade entre quem assiste e quem transmite – nada a ver com ler tweets e recados do Facebook no meio de uma transmissão.
No final de 2011, o Esporte Interativo resolveu apostar num
esporte praticado em massa por estudantes brasileiros: handebol. O mundial
feminino foi disputado em São Paulo e, segundo números que a emissora divulgou,
atraiu 12 milhões de telespectadores. O blog da diretoria do canal, articulado
por Fábio Medeiros (sócio-diretor do E+i), informou que “(...) a UFA Sports, agência alemã responsável pelos direitos de transmissão, [informou
que] foram 15 milhões de espectadores em cinco países considerados potências no
esporte (Dinamarca, Noruega, Espanha, Alemanha e Croácia)”.
O Brasil tem uma população de 197 milhões de
pessoas; os cinco países somados, tem 150 milhões de habitantes.
Dá para imaginar quantos brasileiros vão poder
ter a oportunidade de acompanhar uma temporada completa da NFL, da
pré-temporada ao Super Bowl?
Que o Esporte Interativo valorize suas
transmissões.
Que apareçam os torcedores questionando: “Por que
football se é jogado com as mãos?”; “Quantos metros tem 10 jardas?”; “O que é
isso, o que é aquilo?” - que as respostas sejam dadas.
E que desapareçam os torcedores ranzinzas, para
não estragar o novo espaço que a NFL conquistou.
(GL)
Escrito por João da Paz
7 comentários:
Parabéns é só com a popularização que só a tv aberta pode da é, que vai fazer o FA realmente crescer no país e deixar de ser um esporte alienígena para a grande maioria dos brasileiros.
Qualquer coisa que é feita para o crescimento do FA no Brasil é válida. Além do mais, teremos uma nova opção para assistir as partidas e o término do monopólio covarde da ESPN.
Mas fica uma pergunta: se a ESPN AFIRMOU QUE TINHA A EXCLUSIVIDADE DA NFL PELOS PROXIMOS 3 ANOS, como uma emissora concorrente consegue os mesmos direitos durante um contrato vigente ?
A emissora que se diz integra, imparcial, omite detalhes de contratos feitos pelos seus diretores. Nem tudo é o que parece.
A exclusividade da NFL na ESPN vale só na TV por assinatura. O Esporte Interativo é uma emissora aberta.
Eu era ranzinza com o BandSports mas só pq os caras erravam toda hora nome de jogadores, nome das faltas, falando merda o tempo todo, falando piada no meio da jogada etc... Pode ser didática e ao mesmo tempo ser uma transmissão de qualidade. Torço pra que seja assim. Boa sorte ao Esporte Interativo.
NFL na tv aberta uma vitoria para todos os fãs de FA! Espero que com isso os campeonatos nacionais sejam mais valorizados.
A primeira coisa que fizemos no podcast ao saber que o EI iria transmitir a NFL foi comemorar e parabenizar! É realmente um grande trabalho que eles vem fazendo e, até agora, as transmissões estão muito boas.
Poderia ter mais qualidade de transmissão? Sim, se conseguissem um HD seria fantástico. Mas é com a audiência aumentando que eles vão poder investir cada vez mais.
Que venham muitos anos e que vire tradição!
Esse seu texto tinha q ser traduzido e dado para os revendedores de direitos internacionais de competições esportivas que tem ignorado o EI em favor de ESPN e FoxSports.
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