Mesmo com o atual contrato vencendo só em 2013, as emissoras NBC (National Broadcasting Company), CBS (Columbia Broadcasting System) e FOX renovaram com a NFL, na semana passada, os direitos de transmissão dos jogos de domingo da liga. O novo acordo entrará em vigor em 2014 com término em 2022. É bastante tempo. Mas necessário, porque hoje o football é o principal atrativo das redes de televisão comerciais e garantir o produto por mais nove anos é uma vitória para casa uma das três.
Este é o maior contrato já feito pelos direitos de transmissão e o mais longo também – o anterior, em extensão, teve sua vigência entre 1998 e 2005. Para assegurar a joia da audiência, os diretores das empresas tiveram que desembolsar uma boa grana. Anualmente esta será a cota que cada TV pagará à NFL a partir de 2014:
- NBC: US$ 950 milhões
- CBS: US$ 1 bilhão
- FOX: US$ 1.1 bilhão
Estes 100 milhões de dólares a mais que a FOX pagará se deve ao fato de transmitir os jogos da Conferência Nacional (NFC)* que tem os maiores mercados consumidores dos EUA: Chicago, New York, Filadélfia, Dallas... A CBS permanece com os direitos da Conferência Americana (AFC)* e a NBC fica com os jogos de domingo à noite.
*Jogos dos times da Conferência quando são visitantes ou duelos internos.
Com a facilidade que existe hoje para se assistir qualquer programa (gravação, internet e etc.), o football é um dos poucos eventos que as pessoas se preparam para assistir ao vivo. Este dinheiro todo gasto não será em vão. Na Fall Season, temporada que as redes de televisão estreiam vários programas, entre Setembro e Novembro, 18 dos 20 mais assistidos foram jogos da NFL – confira lista na Coluna Radar, que publico toda sexta no site Diário NFL, do dia 18 de Novembro deste ano.
Este sucesso faz com que a NFL seja o principal chamariz de patrocinadores. Nada na TV vale tanto quanto um jogo de football seja da primeira rodada ou da última. Todos sabem que 30 segundos comerciais no intervalo do Super Bowl, grande final da liga, são os mais caros do mundo. E 30 segundos comerciais em jogos da temporada regular são os mais caros na TV americana, com uma liderança bem sólida. Um reclame básico rende as emissoras US$ 348 mil. Logo, o dinheiro investido não demorará a ser recuperado.
A relação emissoras e NFL vêm de muito tempo atrás e com toda a tecnologia existente, o futuro se mostra bastante promissor – o próximo passo serão as transmissões em 3D, o que a ESPN já faz. Cada uma das três redes abertas tem belas histórias com a liga. Saiba quais são os principais acontecimentos.
Este é o maior contrato já feito pelos direitos de transmissão e o mais longo também – o anterior, em extensão, teve sua vigência entre 1998 e 2005. Para assegurar a joia da audiência, os diretores das empresas tiveram que desembolsar uma boa grana. Anualmente esta será a cota que cada TV pagará à NFL a partir de 2014:
- NBC: US$ 950 milhões
- CBS: US$ 1 bilhão
- FOX: US$ 1.1 bilhão
Estes 100 milhões de dólares a mais que a FOX pagará se deve ao fato de transmitir os jogos da Conferência Nacional (NFC)* que tem os maiores mercados consumidores dos EUA: Chicago, New York, Filadélfia, Dallas... A CBS permanece com os direitos da Conferência Americana (AFC)* e a NBC fica com os jogos de domingo à noite.
*Jogos dos times da Conferência quando são visitantes ou duelos internos.
Com a facilidade que existe hoje para se assistir qualquer programa (gravação, internet e etc.), o football é um dos poucos eventos que as pessoas se preparam para assistir ao vivo. Este dinheiro todo gasto não será em vão. Na Fall Season, temporada que as redes de televisão estreiam vários programas, entre Setembro e Novembro, 18 dos 20 mais assistidos foram jogos da NFL – confira lista na Coluna Radar, que publico toda sexta no site Diário NFL, do dia 18 de Novembro deste ano.
Este sucesso faz com que a NFL seja o principal chamariz de patrocinadores. Nada na TV vale tanto quanto um jogo de football seja da primeira rodada ou da última. Todos sabem que 30 segundos comerciais no intervalo do Super Bowl, grande final da liga, são os mais caros do mundo. E 30 segundos comerciais em jogos da temporada regular são os mais caros na TV americana, com uma liderança bem sólida. Um reclame básico rende as emissoras US$ 348 mil. Logo, o dinheiro investido não demorará a ser recuperado.
A relação emissoras e NFL vêm de muito tempo atrás e com toda a tecnologia existente, o futuro se mostra bastante promissor – o próximo passo serão as transmissões em 3D, o que a ESPN já faz. Cada uma das três redes abertas tem belas histórias com a liga. Saiba quais são os principais acontecimentos.
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CBS
CBS
- A primeira transmissão da emissora foi em 1956, 30 de Setembro. Jogo entre Washington Redskins x Pittsburgh Steelers.
- Foi a primeira rede a fazer um programa antes das partidas, em 17 de Setembro de 1971. O Pro Football Kickoff tinha apenas 15 minutos de duração e era uma breve prévia da rodada.
- Em 22 de Novembro de 1964, os EUA receberam a triste notícia da morte do então presidente John F. Kennedy. O presidente da CBS na época, Frank Stenton, ordenou que toda programação fosse suspensa e substituída pela cobertura noticiosa, sem comerciais, até o enterro do JFK. Assim os jogos da NFL do dia 24, realizados normalmente, não foram ao ar na CBS.
- A temporada de 1964 marcou uma inovação nas transmissões. A direção da emissora resolveu testar uma narração dividida. O primeiro tempo era comandado por uma equipe local da cidade do time da casa e o segundo tempo por uma equipe local da cidade do time visitante. Exemplo: jogo entre Dallas x Detroit. Primeira etapa com os narradores de Dallas e na segunda etapa com os narradores de Detroit. Não precisa dizer que não deu muito certo...
- No tradicional jogo de Ação de Graças de 1965, a CBS transmitiu o primeiro jogo em cores da NFL. Na temporada de 1968 que todos os jogos passaram a ser em cores.
- Em 1970 a CBS fez um acordo para transmitir os jogos da Conferência Nacional. A parceria durou até 1993.
- No jogo entre New Orleans Saints x Denver Broncos em 13 de Outubro 1974, pela primeira vez uma mulher participou de uma transmissão. Jane Chastain (foto acima) fazia breves intervenções e contribuiu durante toda temporada. Ela foi descoberta numa rede local de Atlanta, onde fazia previsões das rodadas na sexta e na segunda seguinte eram comparadas as apostas com os resultados.
- Em 1975 estreou o The NFL Today, programa que antecede os jogos. Ganhou muita popularidade e era tratado com uma super produção. Veja um programa de 34 anos atrás, usando as novidades tecnológicas disponíveis. Perceba o nome dos apresentadores sendo destacados – Phyllis George foi Miss America em 1971.
- No Super Bowl XVI (1982) o telestrator foi usado pela primeira vez numa transmissão esportiva. É aquela tecnologia que permite o comentarista em “riscar” a tela com setas, traços... A honra de estreá-lo coube (perfeitamente) ao comentarista John Madden, ex-treinador da NFL (Oakland Raiders, venceu o Super Bowl XI). Madden cede seu nome para a famosa franquia de jogo eletrônico da EA Sports.
- Em 1986, Super Bowl XXI, a CBS fez a primeira transmissão com Dolby Surround e stereo.
- A CBS perdeu os direitos de transmissão da Conferência Nacional em 1993 e ficou de 1994 a 1997 sem fazer jogos da NFL. O vazio na programação foi preenchido com filmes de temática feminina para contrapor o que as concorrentes passavam. Não deu certo. Tentou ser mais competitiva ao comprar corridas da NASCAR, mas só voltou a notoriedade nas tardes de domingo quando retornou à NFL em 1998, comprando os direitos da Conferência Americana, vencendo a rival NBC.
- A volta da CBS foi agressiva e em 8 de Novembro de 1998 foi ao ar a primeira transmissão em HD da NFL. Porém a rede só passou a transmitir todos os jogos em HD a partir de 2009 – as outras emissoras transmitiam todas as partidas em HD desde 2006.
- Em 1999, certo de que o Super Bowl XXXV (2001) seria da emissora, os diretores colocaram os técnicos numa missão: criar algo diferente para o mega evento. O então presidente da CBS, Sean McManus, conseguiu manter em segredo um projeto que custou, somente em pesquisas, US$ 2.5 milhões de dólares e durou dois anos. No final a ousadia era a seguinte: colocar 33 câmeras especiais importadas do Japão, cada uma no valor de US$ 20 mil, no anel superior do estádio Raymond James em Tampa, Flórida (local da partida). Demorou três semanas para a instalação e testes. Valeu o esforço porque foi criado algo fantástico, chamado vulgarmente de “câmera matrix”. Usada nos replays de jogadas, a “câmera matrix” dava uma sensação de terceira dimensão numa rotação com a imagem congelada. Uma grande ideia e inovação que você pode ver no vídeo abaixo (decisão entre Baltimore Ravens versus New York Giants, vitória dos Ravens):
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NBC
NBC
- Foi a primeira rede de TV a transmitir um jogo de football. Em 1939 entre o Philadelphia Eagles e o Brooklyn Dodgers.
- Em 1955, os direitos da decisão do campeonato da NFL foram comprados pela emissora por US$ 100 mil.
- A final da NFL de 1958, partida entre o Baltimore Colts e o New York Giants, é considerada pelos historiadores da liga como “O Melhor Jogo de Todos os Tempos”. O narrador da partida, Chris Schenkel, em entrevista para um documentário produzido para o SportsCentury da ESPN, disse que “este jogo mudou a história do football”. Realizado no estádio de beisebol da cidade de New York, Yankee Stadium, estiveram presentes 64.185 pessoas. O jogo não foi transmitido para New York devido a acordo entre a NBC e a liga, mas a audiência nos EUA passou dos 40 milhões de telespectadores.
- Transmitiu o primeiro Super Bowl, mas não tinha o controle das imagens, dirigidas pela CBS, que também levou o jogo pro ar. Este é um dos únicos dois jogos na história da NFL que teve transmissão por mais de uma emissora simultaneamente: o outro foi a partida entre New England Patriots x New York Giants em 29 de Dezembro de 2007, colocada no ar pela NBC, CBS e NFL Network, partida que coroou a campanha invicta dos Patriots na temporada regular.
- Em 1968 a NBC entra pra história ao cortar um jogo nos instantes finais para passar um filme infantil. A partida em questão era entre o New York Jets x Oakland Raiders. A emissora disponibilizou 3 horas da sua grade para transmissão do jogo e logo depois colocaria no ar o filme feito especialmente para a TV. Porém a partida se estendeu além do esperado e ia tomar o horário programado para o filme (19h local). O problema é que o filme tinha que entrar no ar no horário previsto por questões contratuais. Então, faltando 1m05s para acabar o jogo, Jets vencendo por 32 a 29, às 19h em ponto, o filme Heidi começa. O jogo acabou às 19h07 com a vitória dos Raiders por 43 a 32. Num espaço de 11 segundos o Oakland marcou 2 touchdowns, mas a televisão não mostrou uma das mais improváveis viradas da NFL. Assim que a partida se encerrou, a NBC colocou um GC (gerador de caracteres) num dos momentos mais importantes do filme, dividindo a atenção do telespectador – pra piorar o que começou mal. Devido a este episódio, nenhum jogo pode ser tirado do ar antes do seu final. O filme Heidi, baseado num livro de mesmo nome de 1880, e que foi altamente promovido durante a semana pela NBC, ganhou uma publicidade extra, porque até hoje este infortúnio é chamado de “Jogo da Heidi”.
- De 1970 até 1997, a NBC tinha os direitos dos jogos da Conferência Americana.
- Em 20 de Dezembro de 1980, no jogo entre New York Jets e Miami Dolphins, a NBC fez a transmissão sem narrador, comentarista ou repórter, usando só o som ambiente. É conhecido como o “Jogo do Silêncio”.
- Gayle Sierens (foto acima) é a única mulher a narrar um jogo da NFL. Em 27 de Dezembro de 1987 na partida entre Seattle Seahawks x Kansas City Chiefs.
- A NBC ficou sem os jogos da NFL de 1998 até 2005. Voltou em 2006 com os jogos de domingo à noite.
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FOX
FOX
- Uma emissora nova, entrou no ar em 1987, mas com pensamento em entrar com força no mercado. Desejou por muitos anos a NFL, quase pegou os jogos de segunda à noite da ABC, mas a liga não permitiu porque a TV não tinha experiência em transmissões esportivas.
- Em 1993 a FOX decidiu ser agressiva na compra dos direitos dos jogos da Conferência Nacional e fez uma oferta maior que a CBS, US$ 100 milhões a mais por ano, e fechou com a NFL por quatro temporadas. Começou em 1994 a jornada que dura até hoje... Esta ousadia para uma nova TV foi certa, porque acabou ficando com os maiores mercados consumidores dos EUA e ganhando muita audiência por isto.
- A FOX decidiu ser diferente, deixando claro no slogan criado “Mesmo Jogo, Nova Atitude” como seria a cobertura. Contratou muitos profissionais da CBS, inclusive John Madden, por não ter equipe esportiva – visto que a CBS perdeu os direitos da Conferência Nacional para a própria FOX.
- O grande diferencial, sentido logo de cara, foi uma abordagem mais despojada do que as outras emissoras faziam. O FOX NFL Sunday, programa pré-jogo, usava muito o entretenimento do que uma conversa mais tática. Isto atraiu muitos telespectadores e o método é mantido até hoje.
- A FOX é pioneira em novidades tecnológicas na era moderna. Foi a primeira emissora a colocar um placar permanente na tela – copiado em anos posteriores pelas rivais. A primeira a usar câmeras de cinema no campo de jogo. E a primeira a usar microfones de cinema dentro de campo. Também iniciou o uso de microfones que têm uma parabólica em volta, usado comumente nas laterais do gridiron.
- Outra novidade que a FOX lançou e que mudou radicalmente como assistir uma partida, foi o traço digital que indica a jarda necessária a ser ultrapassada para que seja marcada uma nova primeira descida. Quem é da nova geração deve achar bem esquisito ver um jogo sem a tal linha, porque é um facilitador enorme para o telespectador. Esta técnica foi emprestada da NHL pelas transmissões que a FOX fazia da liga de hockey na metade da década de 90.
- No Jogo das Estrelas da NHL de 1996, a FOX pôs em prática uma ideia bem bacana: o puck iluminado. Os puristas não concordam, mas é bem difícil acompanhar o puck num jogo de hockey, por mais que seja o contraste preto (puck) com o branco (gelo). Então os engenheiros da emissora planejaram um dispositivo inserido dentro do puck que emitiria sinais à cabine de controle da transmissão e lá era convertido em cores para que o telespectador pudesse vê-lo. Ele recebia um contorno azul e ganhava um vulto vermelho quando atingia uma alta velocidade – no melhor estilo videogame (assista ao vídeo abaixo). Para NHL não deu certo, mas esta tecnologia foi muito útil não só para a NFL e a marca de primeira descida, mas para a MLB e a zona de strike e para a NASCAR na análise do comportamento dos carros ao longo de uma corrida.
(GL)
Escrito por João da Paz
Escrito por João da Paz
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Um comentário:
adoro nfl para mim e o melhor esporte do mundo .
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