MLB Especial - O Inusitado dos Estádios

Alguns leitores do “Grandes Ligas” já tiveram a oportunidade de acompanhar um jogo da MLB em um ballpark (assim é chamado o estádio de beisebol), porém alguns ainda não tiveram esta chance. Seja para o telespectador in loco ou para o mais distante uma coisa é certa: é nítido perceber como um estádio é diferente do outro.

A começar pelas medidas. A liga determina que o campo deva ter no mínimo 96 metros de comprimento do home plate para as linhas laterais do lado esquerdo e direito e 121 metros para o centro. Cada franquia pode limitar o campo com distâncias maiores que estas, se caso assim preferir; apenas dois estádios têm limites menores que os oficiais: Yankee Stadium e Fenway Park.

Além de cada campo ter o seu desenho próprio, os clubes criam coisas dentro e fora de campo que são no mínimo curiosas. Há desde uma maçã gigante que aparece a cada home run do time da casa (Citi Field – New York Mets) até a maior fonte de água particular do mundo (Kauffman Stadium – Kansas City Royals).

Segue abaixo a lista do que há de mais inusitado nos ballparks de acordo com o “Grandes Ligas” – sem nenhuma intenção de ordenar os melhores estádios ou algo parecido, é apenas um exercício de curiosidade.


Yankee Stadium
Clube:
New York Yankees
Inauguração: 3 de Abril de 2009
Menor Distância: 96m – Lado Direito
Maior Distância: 124 metros - Centro
Curiosidade: Memorial em homenagem aos ex-Yankees


Agora localizado atrás da cerca no center field, ele já esteve no lado esquerdo e, inclusive, dentro do campo de jogo; sendo posto fora dos limites apenas no final dos anos 70. O memorial homenageia os melhores jogadores da história da franquia em placas com os números doa atletas. Nomes como Babe Ruth, Lou Gehrig, Mickey Mantle, Joe DiMaggio entre outros estão lá no memorial que é considerado por muitos especialistas o mais importante do beisebol, atrás, claro do hall da fama.



Miller Park
Clube: Milwaukee Brewers
Inauguração: 6 de Abril de 2001
Menor Distância: 105 – Lado Esquerdo e Direito
Maior Distância: 122m – Centro
Curiosidade: Escorregador no lado esquerdo


O escorregador tem dono: é do mascote do clube Bernie Brewer e faz parte da casa dele que fica também no lado esquerdo. Toda vez que os Brewers marcam um home run, ele desce no escorregador e espirra água, refrescando os torcedores que estão por perto. A tradição do escorregador vem desde 1973, quando o mascote descia e aterrissava em uma gigante caneca de chopp; os fãs mais tradicionais pedem a volta do caneca que fazia parte do velho estádio (County Stadium), mas não foi incluída no Miller Park.


Wrigley Field
Clube:
Chicago Cubs
Inauguração: 23 de Abril de 1914
Menor Distância: 107m – Lado Direito
Maior Distância: 122m – Centro
Curiosidade: A planta hera que cobre o muro no limite do campo (pop. planta trepadeira)


A hera foi plantada pela primeira vez em 1937 para “amortecer” os jogadores em busca de uma bola distante (melhor que bater em uma parede de tijolos...). Se a bola se perder na planta, a rebatida é considerada dupla, porém, caso o jogador procure pela bola, a jogada prossegue normalmente.



Minute Maid Park
Clube: Houston Astros
Inauguração: 7 de Abril de 2000
Menor Distância: 96m – Lado Esquerdo
Maior Distância: 133m – Centro
Curiosidade: “Morro” e um mastro dentro do campo de jogo


Segundo o idealizador da idéia, Tal Smith presidente do clube, o “morro” e o mastro foram construídos para homenagear antigos estádios, entretanto ganhou inúmeras críticas de torcedores e jogadores. O “Morro” tem uma inclinação de 30° e 27m de comprimento. Se encarar o “morro” já não é o bastante, o mastro ajuda a dificultar um pouco; caso a bola bata no mastro ela continua em jogo, fato que aconteceu apenas uma vez: Richie Sexson conseguiu esta façanha quando jogava pelos Brewers.



Fenway Park
Clube: Boston Red Sox
Inauguração: 20 de Abril de 1912
Menor Distância: 92m – Lado Direito
Maior Distância: 128m - Centro
Curiosidade: Muro gigantesco no lado esquerdo do campo


O muro de 11,3m de altura foi construído para impedir que torcedores sem ingresso assistissem aos jogos. Ganhou a cor verde em 1947 e assentos em cima dele só em 2003, com capacidade para 274 pessoas. Se a bola bater no muro, o que acontece com bastante freqüência, ela continua em jogo.



Chase Field
Clube: Arizona Diamondbacks
Inauguração: 31 de Março de 1988
Menor Distância: 101m – Lado Esquerdo
Maior Distância: 126m – Centro/Esquerda e Centro Direita
Curiosidade: Piscina atrás da cerca no centro do campo


As altas temperaturas da cidade de Phoenix, onde fica o estádio, atrai muitos de seus habitantes aos clubes de piscinas na primavera/verão – época que a MLB está em disputa. Então porque não unir o prazer de ir se refrescar com o de assistir um jogo de beisebol? Esta foi a idéia da diretoria do Arizona que construiu não só a piscina, mas também um vestiário, spa e um bar. Só é alugada para grupos de até 35 pessoas pelo preço de US$ 6.500 dólares por jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário