Figuraça!


Amanhã (11/08) é dia de festa no vestiário do San Francisco Giants. Pablo Sandoval, terceira base (3B) completará 23 anos. A alegria terá um “motivo” a mais para aparecer em SF, porque mesmo sem motivo, ela sempre está presente.

O clima no clube é diferente desde a chegada de Pablo aqui”, diz Bengie Molina, catcher. “É um lugar mais alegre, mais prazeroso de estar”.

Sandoval é carismático. Difícil é não gostar de alguém que está sorrindo o tempo todo, de um cara que ainda não descobriu os negócios que envolvem o esporte e joga apenas por diversão. Atitude que é extremamente contagiosa.

E os torcedores do time já pegaram esta “doença”.

Se Sandoval é um dos favoritos dos fãs, não é à toa: “Nós temos que tratar os torcedores como amigos” disse Pablo ao San Francisco Chronicle. Os seguidores do clube aceitam o carinho e já adicionaram o rebatedor como amigo também.

Uma demonstração disto foi a campanha criada pela franquia e abraçada pelos torcedores para colocar Sandoval no Jogo das Estrelas deste campeonato, na última vaga disponível pela Liga Nacional (LN). Acabou perdendo a disputa para o outfielder Shane Victorino do Philadelphia Phillies, mas todos abraçaram a causa “Vote Pablo” com camisetas, adesivos, banners na internet...

O 3B está tendo, de fato, uma campanha muito boa, tanto na defesa quanto no ataque. Hoje ele está à frente de Albert Pujols na disputa pelo título de rebatedor e só atrás de Hanley Ramirez; o aproveitamento de Sandoval é de .332 até 09/08. Defensivamente ele é um dos melhores da MLB e com muito treino chega a este status: antes de cada partida, Pablo recebe de 50 a 60 bolas rasteiras na 3B, usando a menor luva que existe para ter um melhor controle na recepção.

Nesta parte técnica há bastante dedicação do jogador, porém quando a questão é condicionamento físico... Pode alguém com 1,55m de altura e pesando 111kg praticar algum esporte? Sim, é só perguntar a Sandoval que ele responde. Sua estatura e seu porte atlético não é modelo para ninguém, mas talvez exatamente por isto que ele tem tantos admiradores. Entretanto, se não fosse assim, ele não teria um dos melhores apelidos do mundo dos esportes: Kung Fu Panda, dado pelo arremessador do time, Barry Zito.


Toda vez que Sandoval vai para rebater uma bola, uma pergunta vem em mente: Como ele consegue? Assistir o “gordinho” jogando bolas para todos os lados do campo com potência e precisão é, no mínimo, diferente, curioso. Principalmente quando ele faz loucuras, coisas que outros jogadores da MLB não fazem.

Um destes lances aconteceu no jogo contra o Houston Astros na última segunda (3/08). Era a sétima entrada e os Giants estavam perdendo de 3 a 2. Sandoval vai rebater e na primeira bola arremessada ele... faz um bunt! Foi eliminado. O San Francisco perdeu o jogo, mas o time marcou mais uma corrida na nona entrada que foi impulsionada por... Pablo Sandoval!

Este estilo do Sandoval atacar já acostumou (ou não) os torcedores do clube. Não tem problema se a bola é arremessada na altura da cabeça ou no tornozelo, se estiver confiante, ele vai fazer o swing e tentar rebater. Percebe-se que paciência não faz parte do seu repertório.

Pablo é o jogador da MLB que mais rebate no primeiro arremesso: 47%. Se ele deixa passar, a probabilidade de ele rebater na segunda oportunidade é de 67%. O site The Baseball Cube dá nota 8 (de 0 a 100) para a “paciência” de Sandoval; Albert Pujols, por exemplo, recebe nota 80.

Com Sandoval no ataque é assim: ou é oito ou oitenta.


Em uma conversa com Barry Bonds, exemplo de como um jogador pode ser calmo com o bastão, o lendário outfielder aconselhou “Panda” a selecionar melhor os arremessos e esperar a bola que mais gostar para rebater. Resposta de Sandoval: “O problema é que NÃO tem arremesso que eu NÃO goste de rebater...”

E nesta caminhada vai Sandoval: o bastão potente que os Giants precisam para chegar aos playoffs e fora de campo a alegria da franquia, dos jogadores e dos fãs. Se sem motivo todo dia é momento de festa no clube, amanhã o riso será multiplicado e a alegria estará presente.

No estilo "Kung Fu Panda”.



©1 David Greene / Getty Images
©2 Brayn Patrick / Sacramento Bee

Nenhum comentário:

Postar um comentário